A Arte de Cozinhar – Dicas de livros

A relação humana com o alimento é essencial e para nossa sobrevivência aprendemos a cultivar, preparar e ter um vínculo emocional com os alimentos. Hoje, o ato de cozinhar é também uma maneira de agradar familiares e amigos, ter uma relação social ativa e para muitos, até uma terapia. Têm ainda aqueles que investem na culinária como trabalho e também aqueles que não entendem absolutamente nada de cozinha, nem mesmo como fritar ovos.

Com tudo isso, o ato de cozinhar ganhou cursos profissionalizantes, programas de TV, livros e ao longo dos anos, novas formas de cozimento, técnicas e modinhas que nem sempre conseguimos acompanhar. E como aprender nunca é demais, selecionamos alguns dos livros mais comentados em 2017 sobre o assunto para que você tenha dois momentos muito especiais – o ato e o prazer da leitura e o de cozinhar. 

O que tem na geladeira

Quando o assunto é gastronomia, Rita Lobo sempre apresenta os melhores livros de receita. No livro O que tem na geladeira, Rita ensina como transformar a compra da feira em refeições apetitosas. Dividido em 30 capítulos, mostra como você pode usar vários alimentos, como cebola, milho e repolho. Mas também vai descobrir melhores cortes, técnicas de cozimento e como combinar diferentes ingredientes para deixar o prato ainda mais saboroso.

15 minutos e pronto

Na correria do dia a dia, muitas vezes falta tempo para cozinhar. Mas aqui pode estar o melhor livro de receita para quem não quer passar horas na cozinha. Nele, Jamie Oliver ensina não apenas receitas de 15 minutos, mas também oferece dicas de utensílios que não podem faltar na cozinha e de como deixar a cozinha sempre arrumada. Em parceria com a nutricionista Laura Parr e sua equipe, Jamie Oliver se preocupou em reunir refeições saudáveis, com pratos bem nutritivos.

Diário de uma vegana

Hoje em dia há um crescimento notório dos veganos. Pessoas que pensam no meio ambiente e também no bem-estar animal estão deixando todos os tipos de alimentos de origem animal. Se você admira tudo isso, aqui pode estar o melhor livro de receita. Nele, Alana Rox apresenta o estilo de vida de uma vegana, além de várias receitas, que vão de pratos para o almoço a sobremesas.

Panelaterapia

Faça da cozinha a sua terapia com a psicóloga que virou chef. A autora Tatiana Romano ensina neste livro como cozinhar e criar novos pratos ou mesmo combinar ingredientes. A arte da culinária pode ser uma forma de lidar com as emoções. Você encontra receitas para dias de raiva, de medo, de tristeza e de alegria. Com os conhecimentos de psicóloga e o feeling de quem ama cozinhar, ela apresenta receitas saborosas para preparar em qualquer hora, com qualquer estado de espírito.

Bela Cozinha – Ingredientes do Brasil

Sucesso na internet e na TV, Bela Gil também chama atenção com os seus livros. Neste terceiro livro, Bela Gil apresenta o conceito vegano e sem glúten. Mas, para isso, Bela usa ingredientes bem conhecidos do Brasil, como abacaxi, melancia, feijão, palmito, entre outros. Além das receitas, você pode ler informações sobre o cultivo dos alimentos.

30 dias para mudar Whole 30

Você já deve ter ouvido falar do programa de nutrição Whole30 que propõe mudar sua alimentação em 30 dias. O livro traz informações sobre a dieta paleolítica, depoimentos de pessoas que emagreceram mais de 70kg e mais de 100 receitas entre refeições completas ou um simples molho. E tudo baseado numa alimentação extremamente natural.

Diário do Olivier – As receitas da bocaina

De maneira descontraída e clara, Olivier Anquier apresenta 100 deliciosas receitas que fizeram sucesso em seu programa no GNT. Com dicas, alternativas de ingredientes e pequenas histórias de sua vida, Olivier coloca a mão na massa e mostra o que faz de melhor.

Por uma vida mais doce

As melhores receitas do I Could Kill for Dessert, o maior site de confeitaria do Brasil, agora em suas mãos. Conheça toda a delicadeza de Danielle Noce em mais de 170 deliciosas receitas. Explicadas de maneira muito simples, elas são acompanhadas de belíssimas fotos que ajudarão você a montar perfeitamente o prato.

Trazemos ainda um link muito especial, com o livro em PDF “Culinária Colonial de Santa Catarina" Uma coletânea com as mais tradicionais receitas do Estado.

Compartilhe esta publicação