5 dicas de decoração para imóveis alugados

Quem já morou ou mora em um imóvel alugado sabe que nem sempre é possível fazer aquilo que se gostaria quando o assunto é renovar os ambientes. No entanto, existem algumas dicas que podem transformá-los sem quebra-quebra e nem sujeira.

Projetos do it yourself, recursos de iluminação ou mesmo adesivos são algumas das opções possíveis para quem deseja dar um up na decoração do imóvel alugado. Se este é o seu caso, confira nossas dicas!

Sua casa de cara nova

#1. Dê vida nova às paredes

Pintar as paredes é uma forma simples e barata de renovar a casa. Mas cuidado para não exagerar: escolha uma parede por ambiente, para não deixá-lo carregado. Se for pintar um ambiente todo, opte por uma paleta em tons mais suaves. Para os quartos e ambientes de estudos prefira cores claras e que remetem à tranquilidade.

Outra opção são os papéis de parede. Porém, como trata-se de um imóvel alugado, tenha em mente que quando você o desocupar pode ter que removê-los, dependendo da decisão do proprietário. A tarefa é mais trabalhosa que a simples repintura, mas se você achar que vale a pena, invista! A regra aqui é a mesma das tintas: uma parede e modelos mais neutros ou com desenhos que não irão enjoar facilmente.

Os adesivos também estão entre os recursos práticos e baratos para dar vida nova a vários espaços da casa, especialmente aqueles que têm formato de piso cerâmico e podem renovar o backsplash – espaço vazio entre a pia e os armários superiores –
na cozinha ou mesmo no banheiro.

#2. Iluminação é tudo

Um projeto de iluminação pode mudar completamente o clima de sua casa. Se ao alugar o imóvel você se deparou apenas com o básico da iluminação, cogite um upgrade e avalie a contratação de um profissional da área para te ajudar com esta tarefa.

As luminárias de chão e os abajures são um ótimo investimento. Eles mudam a aparência do ambiente, bem como a sensação de conforto.

Para quem curte um estilo de decoração mais moderno, opções em led que trocam de cor estão super em alta!

#3. Quadros e tapetes

Estes são dois elementos fundamentais para quem busca uma decoração com personalidade. E o melhor é que são móveis e muito, muito fáceis de trocar. Hoje já é possível fixar quadros sem o uso de pregos, o que facilita na hora de desocupar o imóvel alugado.

A dica é buscar por tapetes e quadros que conversem com sua mobília, que sejam um complemento para ela. No caso dos tapetes, se você busca por conforto, um modelo shaggy pode ser uma boa opção. Para quem tem crianças, os de fácil limpeza são os mais indicados.

Já no caso dos quadros, busque por imagens que não apenas combinem com o resto da decoração, mas que também representem seus gostos, seu estilo de vida. Ah, fotos também são muito bem-vindas!

 

 

#4. Plantas

Nada que traga mais vida para uma casa do que as plantas e folhagens – e a tendência do urban jungle não nos deixa mentir. O fato é que este é um recurso super em conta mas que, em contrapartida, garante um resultado rápido e poderoso.

Mas antes de encher seu imóvel alugado de vasos, analise bem o espaço disponível e a quantidade de luz que cada ambiente recebe. Depois, converse com o paisagista ou floriculturista sobre as melhores opções para sua casa.

Ah, se quiser mais dicas sobre este tema, confira nosso post sobre como incluir plantas na decoração!

#5. Nichos e divisórias vazadas

Os nichos são um ótimo recurso para armazenar e exibir seus objetos pessoais ou de coleção, como livros, discos, porta-retratos, brinquedos. É possível encontrá-los em diversos formatos, cores e tamanhos. Ah, e as prateleiras caminham junto nessa possibilidade.

Já as divisórias vazadas podem ser usadas como recurso para setorizar ambientes e também armazenar alguns objetos. Existem modelos prontos que se assemelham a prateleiras. Há também aqueles lisos, que parecem paredes de madeira. Outra opção é mandar fazer sob medida. Tudo vai depender do seu objetivo.

Agora é só soltar sua criatividade e renovar o visual da casa!
E então, o que achou dessas dicas de decoração para imóveis alugados? Compartilhe com seus amigos. E se tiver mais alguma dica, comente!

Compartilhe esta publicação