6 passos para decorar seu apartamento

Decorar seu apartamento é assunto sério. Não apenas porque se trata de “dar a sua cara” ao espaço, mas também porque algumas escolhas neste caminho podem ser difíceis – e custosas – de mudar, caso você se arrependa. Por isso, tudo deve ser muito bem planejado.

É possível passar por esse processo sozinho, mas é preciso ter em mente que vai demandar muita pesquisa, paciência e determinação. Por isso, contar com a ajuda de um arquiteto ou decorador pode ser fundamental.

6 passos para decorar seu apartamento

#1. Tudo começa com o projeto

Seja com a contratação de um profissional da área ou liderando a tarefa sozinho, o primeiro passo sempre vai ser planejar/projetar. Isso significa que você vai colocar no papel tudo que precisa ser feito em cada ambiente do apartamento e qual cara ou estilo você quer dar pra ele.

  • Que cores desejo ter ali?
  • Quantas e quais paredes serão pintadas?
  • Que tipo de móveis vou comprar?
  • O que será preciso comprar para cada etapa?

É como se fosse um roteiro de viagem, só que nesse caso o destino é a casa decorada.

#2. Defina a utilidade de cada ambiente

Além dos espaços mais óbvios, como sala e cozinha, o que você deseja para aquele quarto extra? Vai ser um escritório, um atelier, um quarto de hóspedes? E a varanda vai virar uma urban jungle ou quem sabe, um espaço gourmet?

Essas informações também devem estar no radar do seu projeto.

#3. Pesquise inspirações e tendências

Esta é uma das etapas mais bacanas: tirar um tempo para buscar por inspirações e tendências. Sites como o Pinterest, por exemplo, são os mais indicados para isso. Além de revistas de decoração mais tradicionais, é claro.

Crie uma pasta em seu computador ou imprima todas as imagens que mais te atraem, para depois, então, partir para o próximo passo.

#4. Eleja o seu estilo

Depois de salvar tudo aquilo que te agrada em termos de decoração, chega o momento de passar o filtro, ou seja, definir um estilo.

Lembre-se que fica complicado misturar em um mesmo apartamento todas as referências que vão te agradar, por isso, faça uma seleção daquilo que mais conversa entre si. Por exemplo, junte todas as imagens de apartamento com decoração escandinava e siga essa linha para compor a estética de seu lar.

#5. Comece por aquilo que exige mais trabalho

Por exemplo: pintura, instalações elétricas e disposição dos móveis maiores. Dê prioridade a estas tarefas enquanto a casa não está cheia de objetos menores.

Com isso tudo pronto, você já vai ter uma boa noção de como será o resultado final e poderá, então, partir para o último passo.

#6. Termine nos detalhes menores

Chega um dos momentos mais gostosos que é o de dar vida à decoração do apartamento. Aqui, é chegada a vez de entrar os tapetes, quadros, plantas e objetos decorativos diversos.

Não se esqueça de manter-se fiel ao estilo que foi designado para cada ambiente. Além disso, se você ainda não se sente 100% confiante, pense que menos é mais. As chances de errar aumentam quando você exagera nos itens de decoração.

Gostou das dicas? Comente e compartilhe.

Compartilhe esta publicação