6 plataformas de cursos online gratuitos

O conhecimento sempre foi uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal. E hoje, com a grande oferta de cursos grátis oferecidos através da internet, não tem mais desculpa para ficar parado.

Plataformas online nunca estiveram tão em alta. Elas são a oportunidade perfeita para quem vai passar mais tempo em casa e quer aproveitar as horas livres para continuar aprendendo.

E já não dá mais para dizer que as aulas virtuais perdem em qualidade para a modalidade presencial. A evolução das plataformas de cursos, a possibilidade de interação, os exercícios, a qualidade de imagem e som, por exemplo, agora permitem que o aprendizado seja tão efetivo quanto aquele que acontece em sala de aula.

Se você é do time que tem sede de conhecimento, hoje trouxemos uma pequena curadoria com algumas das melhores plataformas de cursos gratuitos disponíveis no mercado para que você aproveite seu tempo aumentando seus conhecimentos.

Uma seleção de cursos virtuais conceituados

#1. Fundação Getúlio Vargas
Com nome já muito reconhecido no Brasil, a plataforma online de cursos da Fundação Getúlio Vargas é perfeita para quem quer dar um upgrade no currículo. Atualmente oferece cerca de 80 cursos gratuitos divididos em áreas de conhecimento: negócios, educação, finanças, economia, entre outras.

#2. Rock University
Desenvolvida pela empresa mineira Rock Content, a Rock University é uma plataforma de cursos online desenvolvida para quem trabalha com marketing digital e empresários que buscam mais conhecimento nesta área.
Por lá é possível se certificar em matérias como Inbound e Outbound Marketing, Marketing de conteúdo, Produção de conteúdo para web e tudo sobre o uso da plataforma WordPress.

#3. Sebrae


Uma das mais reconhecidas instituições do Brasil também conta com uma plataforma de cursos online e gratuitos. Dentre as opções oferecidas pelo Sebrae é possível encontrar aulas nos mais variados segmentos.
Inovação, finanças, gestão de pessoas e muitos outros cursos que abrangem diversos setores do mercado. Para quem quer aprender mais sobre sua profissão ou mesmo desenvolver novas habilidades, esses são uma ótima opção!

#4. Learncafe
Esta plataforma é uma das mais amplas no repertório de cursos. De yoga à programação, passando por design, hortas caseiras e muitas outras áreas.
Com tantas opções pode até ficar difícil selecionar apenas um curso para fazer no Learncafe, mas como são opções gratuitas, você pode escolher aqueles que vão agregar em seu trabalho e também ao seu dia a dia!

#5. Cousera
Com foco nas mais diversas áreas do campo da tecnologia, o Coursera oferece cursos em parceria com mais de 190 universidades e empresas, dentre elas Google, IBM, Stanford e UPenn.

#6. EdX
E para fechar, vale citar a EdX, que também é uma plataforma que tem parceria com algumas instituições de ensino de peso mundo afora. Harvard, Berkeley e MIT são apenas alguns exemplos.
Na plataforma é possível encontrar mais de 2 mil cursos, que variam entre diversas áreas do conhecimento, só que, ao contrário das outras, para receber o certificado é preciso pagar. Mas se o conteúdo vale a pena, por que não, não é mesmo?

E então, preparado para embarcar em uma jornada virtual em busca de conhecimento? Aproveite e compartilhe estas dicas!

Compartilhe esta publicação