7 formas de manter o bem-estar dentro de casa

Muitos de nós têm passado mais tempo em casa e isso, é claro, tem as suas consequências. O que antes parecia uma ideia agradável, hoje pode não ser tanto assim se não for bem administrada. Ficar um longo período na residência se dividindo entre trabalho, tarefas diárias, lazer e convívio é realmente desafiador.

Mas é possível amenizar o estresse das rotinas com algumas atitudes e ações simples.

Como deixar o seu dia a dia mais leve em casa?

Confira nossas dicas para manter o bem-estar no seu lar.

1. Dê valor à circulação

Algo importante a se atentar é o espaço de circulação nos ambientes. Muitas vezes o que pode causar a impressão de confinamento é simplesmente a disposição dos móveis e objetos, além de cores e materiais.

Portanto, além de mudá-los de lugar para obter mais fluidez e movimentação na casa, vale optar por tons mais leves nas paredes e materiais como madeira clara e mármore, que conferem sensação de leveza.

2. Traga natureza para dentro de casa

Vale a pena trazer um pouco de natureza para casa, e isso não significa necessariamente enchê-la de plantas. Você pode começar, por exemplo, aproveitando um espaço com uma janela que receba luz natural em algum momento do dia.

Outra dica é criar um ótimo local para leitura ou meditação – e para cuidar das plantinhas também. As janelas são ótimos recursos para que você não se sinta confinado.

3. Tenha uma rotina de trabalho

A dica aqui é ter uma rotina bem definida de trabalho e saber dividir os momentos de responsabilidade, lazer e descanso.

Vale ressaltar a importância de ter um espaço específico para desenvolver as suas atividades profissionais. Dessa forma, você conseguirá se manter focado durante o trabalho e delimitar muito bem quando é a hora de parar e relaxar.

4. Aproveite a sua cozinha

Antes, muito provavelmente era mais difícil cozinhar em casa com a correria do dia a dia. Mas agora você tem a oportunidade de aproveitar este espaço que por tanto tempo pode não ter sido utilizado adequadamente.

A cozinha, além de um ambiente para preparar a sua própria refeição – o que por si só já é incrível -, também pode ser usada para dialogar, compartilhar momentos, histórias e até para meditar enquanto cozinha.

5. Pratique exercícios em casa

Uma boa opção para desestressar e manter a mente e o corpo em dia é praticar exercícios que possam ser feitos dentro de casa. Separe um local e um momento do dia e abuse de apps para te ajudar nesta tarefa saudável.

6. Descanse

É imprescindível ter espaços e momentos reservados para o seu descanso. E quando falamos em descansar, é para ser levado ao pé da letra mesmo. Luz e sons agradáveis e o ambiente o mais confortável possível. Você merece e isso fará toda a diferença na sua saúde física e mental.

7. Renove as energias

Muitas vezes nos apegamos a objetos, móveis e afins que não têm mais utilidade. E isso pode estar deixando a sua casa mais carregada de itens do que deveria. Se desfaça de coisas desnecessárias. Um ambiente mais clean renova as energias e clareia a mente.

Estas dicas simples com certeza podem mudar pequenos aspectos da sua rotina que farão muita diferença. Melhorar o nosso tempo em casa é melhorar a nossa qualidade de vida.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe.

Compartilhe esta publicação