A evolução dos aparelhos de áudio

Uma revolução industrial é caracterizada por mudanças abruptas e radicais, trazendo novas tecnologias para nossas vidas. E uma delas faz parte do cotidiano da maioria das pessoas: a evolução na maneira como ouvimos música. Hoje, a qualquer momento, em qualquer lugar e com acervos infinitos de músicas, podemos ouvir desde o clássico até o último lançamento, mas nem sempre foi assim.

Para ouvir uma música era preciso ir a um teatro, um festival ou que algum amigo pudesse fazer o som perto de você. Foi quandoThomas Edison criou o fonógrafo. De lá para cá, os players foram se tornando cada vez mais compactos, e as formas de armazenamento de áudio também foram sendo aprimoradas. Confira, abaixo, a história dos dispositivos que fazem a trilha sonora do mundo todo.

Fonógrafo

O conceito de fonograma surgiu do fonógrafo. Ele foi o primeiro aparelho funcional capaz de gravar e reproduzir um som registrado na hora, de maneira totalmente mecânica. No começo, era possível utilizar o equipamento para apenas três ou quatro gravações. Com o passar do tempo, novos materiais foram usados na composição da placa cilíndrica do fonógrafo, aumentando a durabilidade e o número de utilizações.

Gramofone

Dada à largada, o que se seguiu foi uma sucessão de inovações que possibilitaram o crescente armazenamento de áudio. O gramofone, inventado pelo alemão Emil Berliner em 1888, foi a próxima evolução natural, utilizando um disco em vez de uma placa cilíndrica. O áudio era literalmente impresso por meio de uma agulha nesse disco, composto de diversos materiais, e reproduzido pela agulha do aparelho, decodificando as “rachaduras” do disco em áudio.

Fita magnética

Por volta do fim da década de 1920, surgiram as fitas magnéticas, patenteadas pelo alemão Fritz Pfleumer. Elas tiveram uma considerável importância na história da música, principalmente na gravação de áudio, pois, para a época, permitiam uma ótima qualidade e portabilidade extrema. Além disso, a invenção possibilitava a gravação de dois ou mais áudios gravados em fitas diferentes, com a capacidade de uni-los em uma só fita. A esse processo se dá o nome de mixagem.

Disco de vinil

No fim da década de 1940, chega ao mercado o disco de vinil, material feito principalmente de PVC, que registrava a música em microrrachaduras no disco. Os vinis eram reproduzidos por um toca-discos por meio de uma agulha. Eles já eram comercializados antes disso, mas o disco era feito de goma-laca, material que ocasionava muitas interferências e uma qualidade um tanto duvidosa.

Fita cassete

A fascinante fita cassete que reinou dos anos 1970 aos 1990 surgiu da inovação permitida pelas suas parentes mais antigas. Elas são um padrão de fita magnética que foi criada em meados de 1960 pela Philips, constituída por dois rolos de fita e todo o mecanismo para movimentação dentro de uma caixa plástica, facilitando e muito a vida de todo mundo. Originalmente, os cassetes compactos de áudio foram lançados com fins exclusivamente sonoros, mas posteriormente ficaram famosos pela capacidade de gravar vídeos também, com fitas maiores.

Walkman

Em 1979, chega a nossas mãos e ouvidos o pai do iPod e mp3 players, o Walkman, da Sony. Primeiro reproduzindo fitas e depois CDs, a invenção possibilitou levar a música para onde você quisesse. Bastava colocar sua fita favorita e criar a trilha sonora de suas caminhadas pelo parque.

CD

Na década de 1980, chega ao mercado uma das maiores inovações no armazenamento de mídia: o CD – o Compact Disc. Conseguia gravar até duas horas de áudio em uma qualidade nunca antes vista. Foi extremamente popular desde então, sendo ainda um padrão para a indústria fonográfica, com uma grande taxa de vendas ainda hoje em dia. Derivado dele, surgiu o DVD, aumentando ainda mais a capacidade de armazenamento e qualidade do som, acompanhando as evoluções no conceito Surround.

Áudio digital

Ao lado do CD, o áudio digital já se tornava maduro o suficiente para participar do próximo passo na evolução de armazenamento de áudio. Os computadores se tornavam cada vez menores, e os HDs adquiriram mais espaço, possibilitando armazenar dias e dias de música com grande qualidade. Muitos computadores passaram a dispor de leitores e gravadores de CDs, permitindo ouvir seus discos preferidos e até gravar os seus próprios.

Streaming

Streaming ou broadcast é o nome da transmissão de áudio e/ou vídeo pela internet. É uma tecnologia que permite transmitir áudio e vídeo sem que o usuário realize o download de todo o conteúdo transmitido antes de ouvir ou assistir como acontecia antigamente.

Aplicativos

E finalmente os aplicativos, os famosos APPs sem dúvida são hoje o principal nome dentre todas essas mídias. Na atualidade, o Spotify não para de crescer e é um dos grandes responsáveis pela popularização do streaming como uma das principais formas de consumo de música na atualidade. Ele tem um catálogo imenso e milhões de assinantes ao redor do mundo. E nós estamos lá. Confira nossa seleção de música para ter um treino na academia intenso e motivador.

Compartilhe esta publicação