A mesa perfeita para uma refeição especial

Preparar uma refeição em casa pode ir muito além do simples ato de cozinhar. Começa bem antes, quando planejamos o menu e vamos em busca dos melhores ingredientes para em seguida preparar os pratos e servi-los.

E engana-se quem pensa que esta última etapa é a menos importante. Na verdade ela pode fazer toda diferença no momento da refeição, inclusive na percepção de sabor dos pratos.

Uma mesa posta com todo capricho e carinho nunca esteve tão em alta. Seja para receber os amigos e familiares em casa, seja para se deliciar em uma refeição a dois ou sozinho. E refeições especiais, o que inclui uma decoração especial, não precisam de motivos especiais.

Confira nossas dicas para decorar a mesa de um jeito que vai te surpreender.

Passo a passo para uma mesa posta impecável

#1. Comece pela louça

A louça é parte fundamental na hora de servir. Se você ainda não investiu nessas peças, planeje-se para ampliar seu repertório. Na hora da escolha, leve em consideração alguns pontos como:

  • O estilo decorativo de sua sala de jantar, afinal, eles devem combinar.
  • A quantidade de pessoas que você recebe em média.
  • Para seu primeiro jogo, busque louças que sejam mais neutras, que você possa combinar com outras peças avulsas e outros aparelhos de jantar diferentes.

#2. A toalha pertence ao time de protagonistas

Uma bela toalha vai fazer toda a diferença na hora de pôr a mesa, especialmente se o móvel já possui algum sinal do tempo. Toalhas como as de linho, por exemplo, são elegantes, nunca saem de moda e ao mesmo tempo são discretas, o que permite que você invista em outros elementos decorativos.

E já que estamos falando em linho, outro bom investimento são os guardanapos de tecido. Além de servir como elementos decorativos, são funcionais, garantindo mais conforto, e sustentáveis.

#3. Os sousplat

Posicionados sobre a toalha ou jogo americano, os sousplat têm como função servir de apoio para os pratos, especialmente em refeições em que eles são trocados. Eles podem ser de acrílico, fibras naturais, tecidos e diversos outros materiais.

A dica é posicioná-lo sempre dois dedos da borda da mesa, pois assim evita-se que as pessoas esbarrem nele. Sobre o estilo do sousplat, pense sempre em uma coerência com o dos demais elementos que já estão à mesa. É muito interessante que ele crie um ponto de destaque, mas que mantenha a mesma linha decorativa.

Por exemplo, se você está dispondo louças num estilo mais clássico, com estampas e elementos dourados, evite usar um sousplat de fibras naturais, que é mais rústico.

#4. Talheres e copos

Ambos devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada refeição. Ou seja, não adicione um garfo de peixe à mesa se ele não está no menu. O mesmo vale para a taça de champagne, por exemplo.

Hoje existem diversas opções. Você pode usar sua criatividade e deixá-los em destaque na mesa, tanto quantos os outros elementos.

Fonte Imagem: Home is Here

#5. Demais elementos decorativos

Pronto, com todos os itens essenciais já escolhidos, chegou a hora de dar o toque final na sua mesa.

  • Arranjos: aqui você pode fugir do tradicional. Que tal arranjos verdes, misturas de ervas ou mesmo pequenas suculentas para embelezar a mesa?
  • Castiçais: não, eles não saíram de moda e hoje podem ser encontrados em versões super modernas, inclusive feitos de madeira. Um belo jeito de incrementar aquele jantar a dois.
  • Porta-guardanapos: não são obrigatórios, mas podem dar um charme especial à mesa. Nesse ponto, cuidado apenas para não exagerar e escolher aqueles muito chamativos.

Posso misturar louças?

Pode sim. Na verdade está em alta. Flores com listras, estampas com xadrez, plantas e geométricos. As possibilidades são imensas, mas, para não perder a mão, aqui vão algumas dicas.

Você pode usar o mesmo modelo de louça só que em cores ou estampas diferentes. Também fica interessante utilizar o mesmo tom (paleta de cor), só que em modelos diferentes.

Outra possibilidade é se guiar pelo estilo ou pensar no contraste das peças. Por exemplo: várias louças francesas com modelos diferentes. Apenas tenha cuidado para não passar a impressão de que você escolheu as primeiras peças que viu e simplesmente colocou na mesa.

Vale a pena buscar por algumas referências na web antes de começar fazer suas composições. Você encontra várias dicas interessantes no Instagram À mesa com Mayta Maia.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe com quem, assim como você, adora fazer uma refeição em uma mesa impecável.

Compartilhe esta publicação