As 10 principais tendências alimentares para 2021

Nossos hábitos mudam ao longo do tempo. A forma como trabalhamos, como nos comunicamos, como lidamos com a realidade e muitos outros aspectos. Com a alimentação não é diferente. A Whole Foods Market, rede de supermercados multinacional dos Estados Unidos, que comercializa produtos saudáveis e sustentáveis, fez uma lista das principais tendências alimentares para 2021. Confira.

Saúde à mesa

Os superalimentos estão em alta, justamente por conta do momento em que estamos vivendo. A aposta dos fornecedores é em incorporar nos alimentos ingredientes como vitamina C, cogumelos e adaptogênicos com o intuito de fortalecer o sistema imunológico.

Esta é uma demanda que vem dos próprios consumidores, e produtos como probióticos devem fazer mais sucesso ainda, assim como caldos e chucrute.

Básicos não tão básicos

Os chefs caseiros estão com mais tempo disponível para se dedicarem ao que amam: a cozinha. E, por isso mesmo, a tendência aqui é a reinvenção dos básicos.

Massas, temperos e molhos devem ganhar novas roupagens com muita inovação e criatividade. Portanto, nada de mesmice.

Mais nutrientes para os bebês

Mães e pais nunca tiveram uma variedade tão grande, tão rica e nutritiva de ingredientes como opção para a alimentação de seus filhos. Se a hora é de cautela e interesse pela nutrição focando no fortalecimento da imunidade, as comidas para os pequenos não ficam para trás neste quesito.

Café da manhã reforçado

Com mais pessoas trabalhando e desenvolvendo todo tipo de atividades em casa, a refeição mais importante do dia deve receber o valor e o reconhecimento que merece, e não só nos fins de semana. E não faltam opções de produtos saudáveis para preparar um belo banquete.

Novos azeites e óleos

Usar diferentes óleos e azeites de oliva nos preparos em casa é algo que tem ganhado muito espaço no mercado, seja na frigideira ou para temperar as suas saladas. Boas sugestões: azeite de noz e de semente de abóbora.

Kombucha

Sim, kombuchas já não são novidade, mas as versões alcoólicas sim e estão conquistando as prateleiras. Sem glúten, extremamente borbulhantes e podendo serem preenchidas com culturas probióticas.

Muitas formas de café

Para quem ama a bebida, as previsões são ótimas. Você pode se surpreender em breve com o café em forma de barras, granolas, suplementos e até iogurte. Muitas opções para variar o consumo e incluir o café em diferentes refeições.

Grão-de-bico para todos os momentos

Chegou a hora de pensar no grão-de-bico além do homus e falafel. Este alimento, rico em fibras e proteínas vegetais, pode vir em forma de tofu, farinha e até mesmo cereais.
Mais opções para você poder utilizar nas suas receitas, o que também é ótimo para a sua saúde.

Frutas e legumes secos

Você deve estar pensando que algo assim é óbvio demais para ser tendência, mas não é. Estamos falando de todo tipo de frutas e legumes que são secos no pico de seu frescor para preservar o sabor e os nutrientes, alguns inclusive temperados, proporcionando uma nova maneira de apreciá-los.

Os mixes de frutas secas sem qualquer tipo de conservante e que podem ser guardados por até seis meses, por exemplo, devem fazer ainda mais sucesso como snacks saudáveis para serem consumidos a qualquer momento.

Redução no desperdício

Este é um tema que vem ganhando mais força a cada ano. É necessário diminuir o desperdício de alimentos e, se existe um momento para tornar isso realidade, é agora.

Com essa demanda em vista, cresceram significativamente as produções de alimentos nutritivos que usam partes subutilizadas na produção de outros disponíveis no mercado. Ou seja, o que seria equivocadamente dispensado, é utilizado para fazer um produto que pode te ajudar a se manter saudável e reduz o enorme desperdício de alimentos que existe hoje.

Muitas mudanças e inovações a caminho, não é mesmo? Grande parte delas vem para trazer mais saúde – e sabor também – para a sua rotina alimentar. Que tal explorar essas novidades e incluir na sua alimentação?

Compartilhe esta publicação