As discussões sobre igualdade de gênero nas relações de trabalho

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, mais do que parabeniza-las, o Blog da Koerich Imóveis foi conversar com algumas mulheres que fazem parte do quadro de colaboradores da empresa para tentar conhecer um pouco o cenário mundial em um contexto bem local. E o motivo é simples: nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Santiago, no Chile, uma reunião internacional denominada “As Mulheres no Poder e a Tomada de Decisões: Construindo um Mundo Diferente”, explorou os avanços e as dívidas na igualdade de gênero dos últimos 20 anos. Entre os debates, o equilíbrio entre mulheres e homens nos postos de liderança e a necessidade de mudança foram pauta na reunião.

Esse encontro também delineou o caminho do que deve ocorrer até 2030, quando deverão ser cumpridos os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, desenhados para fechar as brechas estruturais que se mantêm, e avançar para sociedades mais resilientes e a prosperidade sustentável.

Segundo afirma o documento “Unidas Para o Êxito da Igualdade de Gênero Já” – “No ritmo de progresso atual, serão necessários 81 anos para conseguir a paridade de gênero nos locais de trabalho, mais de 75 anos para alcançar igual remuneração entre homens e mulheres pelo mesmo trabalho realizado, e mais de 30 anos para conseguir o equilíbrio entre mulheres e homens nos postos de tomada de decisão”.

Na Koerich Imóveis, ainda que o quadro de colaboradores apresente uma maior porcentagem de homens (82%), nos cargos de gestão, as mulheres são maioria. Dois dos principais cargos são ocupados por mulheres, o de Diretora Comercial e de Diretora de Projetos. Nas gerências, a situação continua sendo Gerente de Recursos Humanos, Gerente Comercial, Gerente de Imobiliárias Parceiras, Gerente de Marketing, Assessora Jurídica, Gerente de Pós-vendas e Técnicas de Segurança e Edificações todas mulheres.

Para Jéssica Xavier, Técnica de Segurança do Trabalho, a desigualdade existe sim em alguns postos, mas isso depende muito da área de atuação.  “Aqui dentro da Koerich Imóveis eu não vejo diferença, mas eu já trabalhei em empresas aonde aconteceu preconceito por eu ser mais nova, ser mulher e assumir cargo de responsabilidade”, comentou.  A Gerente de Marketing Sabrina Petermann acredita que as relações de trabalho na sua área de atuação são de igual para igual “Não me sinto desvalorizada por ser mulher. Se eu fosse homem com o mesmo conhecimento que tenho, teria as mesmas oportunidades”.

Embora na empresa a tomada de decisões e liderança estejam em grande parte nas mãos das mulheres, os esforços mundiais, tanto femininos e masculinos, para a igualdade de gêneros no mercado de trabalho ainda necessitam de muitos debates e encontos. O empoderamento das mulheres é um tema forte para 2015.

Aqui listamos os sete princípios do tema “Empoderamento das Mulheres para que você possa conhecer, se engajar e lutar por um Mundo Melhor:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

A educação para a chamada igualdade de gêneros ou, em outras palavras, a igualdade entre homens e mulheres, é uma tarefa que deve começar em casa. A igualdade  é considerada uma das bases para construir uma sociedade com menos preconceito e discriminação. Seja parte dessa mudança. Feliz Dia Internacioanal das Mulheres. 

Compartilhe esta publicação