As principais tendências de decoração para 2021

Recentemente, a Revista Casa e Jardim lançou uma matéria especial destacando as tendências de decoração para 2021, assinada pelo arquiteto Diego Revollo. A principal característica desta nova época é a pluralidade: cada vez mais as pessoas poderão aderir a novos estilos e até misturá-los de acordo com sua personalidade.

Confira algumas das tendências destacadas e fotos para se inspirar.

Mais curvas na decoração

Se os móveis e itens de decoração curvos foram destaques ao longo de 2020, esse conceito promete ganhar cada vez mais espaço no universo da arquitetura em 2021. Uma tendência que antes era tímida, segundo Revollo, agora é utilizada por cada vez mais arquitetos, que prezam por formas ousadas e mais arredondadas.

Tecido Boucle

Criado no fim dos anos 1940, o tecido Boucle foi idealizado originalmente para compor poltronas. Porém, sua textura e visual inconfundível, fez com que ele logo ganhasse espaço na confecção de cortinas e outros elementos decorativos.

Recentemente, ele virou tendência na fabricação de cortinas e, de acordo com o arquiteto Diego Revollo, esse tipo de aplicação deve permanecer e ainda agregar uma novidade: a volta das poltronas. Mesmo que o conceito ainda seja pouco encontrado no Brasil, deve ganhar mais espaço em 2021.

Madeira em tons mais escuros

Com os ambientes minimalistas e espaços mais despojados em alta, o uso da madeira clara tomou conta de grande parte dos projetos arquitetônicos atuais. Porém, a tendência é que esse ciclo comece a chegar ao fim em 2021, dando espaço para a utilização de madeiras mais escuras.

Ao longo do ano, será crescente a procura por madeiras pretas, em tons de cinza, carbonizadas ou mesmo no clássico castanho escuro.

Estampas

Assim como os tons claros de madeira, os tecidos lisos também começaram a perder um pouco de espaço. As estampas devem ganhar destaque, mas se adaptando às composições contemporâneas, reinventando os padrões dos anos 1980 para os dias de hoje.

Novos tons metálicos

Outra tendência para 2021 é que o cobre perca ainda mais o seu espaço, dando lugar a metais pretos e oxidados. Isso se deve principalmente à ascensão dos projetos de estilo industrial e com traços contemporâneos.

Já o dourado, que é empregado especialmente em pequenos detalhes arquitetônicos ou da mobília, tende a dar lugar ao bronze.

Gostou das dicas? Que tal aproveitar para colocá-las em prática e deixar a sua residência mais aconchegante e bonita?

Compartilhe esta publicação