Baía da Beira-Mar Norte recebe reforma e pode ganhar selo de balneabilidade ainda em 2018

O que Florianópolis tem de mais abundante é a sua natureza, com muitas praias, matas, trilhas e passeios ao ar livre.  E uma das paisagens mais bonitas do município é a Beira-Mar Norte, construída sobre um aterro na década de 1960, à época com duas pistas de sentidos inversos.  Mas de lá pra cá, muita coisa mudou.

Em 1980, a Avenida ganhou seu formato atual, com três faixas laterais e mais três faixas de pista no sentido Trindade-Centro, ganhou um calçadão, uma ciclovia, um trapiche, canteiros e, mais recentemente pergolados que encantam e academias ao ar livre, onde é comum encontrar muitos moradores e turistas passeando, se exercitando, andando de bicicleta ou apenas registrando os momentos com a famosa Selfie. O que ninguém vê são banhistas. Conhecida até então por ser uma das regiões mais poluídas do munícipio, essa situação deve mudar em breve pois já teve início a recuperação da região, talvez a mais importante da sua história: a despoluição da baía.

Com um projeto ambicioso de tornar balneável uma faixa de 200m, orçado em R$ 24 milhões, a prefeitura de Florianópolis, o Governo do Estado e a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) pretende tornar o local próprio para banho até o final de 2018. A obra, conta com tecnologia de ponta, acompanhamento técnico e recursos para tornar esse sonho uma realidade. O projeto de despoluição contempla 15 pequenas estações de bombeamento que serão instaladas nas saídas das drenagens e interligadas por uma rede de 3,5 quilômetros de extensão ao longo da orla, sendo que um quilômetros já está concluído. Essa rede vai conduzir a água contaminada até a Unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA), onde será tratada. Após o tratamento, a água mais limpa e clarificada será liberada na Baia Norte.

Sendo a principal via de ligação entre as praias do Leste e Norte da ilha com o centro da cidade e o continente, deve tornar também um ponto para a prática de esportes aquáticos como o stand-up e, também o tão desejado banho de mar. A natureza, principal beneficiada, agradece.

E se você deseja morar na região, conheça os empreendimentos eStúdio WOK, WOK Residence e eStúdio Oceano. Todos eles a 350 metros desse paraíso.

Compartilhe esta publicação