Os benefícios de morar em empreendimentos com áreas verdes

O paisagismo tem como finalidade proporcionar o bem viver entre as pessoas e a natureza, em diversos ambientes. A aplicação de um projeto paisagístico pode abranger diferentes empreendimentos comerciais, residenciais e públicos.

A elaboração de um projeto envolve mais que um visual agradável. O bem-estar e as emoções podem ser despertados através dos sentidos. Dessa forma o paisagismo estabelece um relacionamento com as pessoas e espaços de convivência.

Essa relação com elementos naturais pode trazer muitos benefícios, como melhorar a qualidade de vida, diminuir a poluição sonora e filtrar as impurezas carregadas pelo ar.

Por que o projeto paisagístico importa?

O paisagismo em condomínios serve como uma micro reprodução da natureza, alguns residenciais trazem o conceito de mini parques de convivência. O paisagismo tornou-se um diferencial na escolha por uma moradia, contribui para equilibrar a área construída e áreas verdes, faz bem para a saúde e valoriza o empreendimento.

Além disso, está comprovado cientificamente que viver próximo a locais arborizados aumenta a felicidade e reduz o risco de doenças do coração. Há uma tendência em repensar o estilo de vida dos grandes centros urbanos, e os projetos paisagísticos são uma alternativa para a convivência harmônica entre construções e o ambiente natural. 

Em áreas onde a natureza faz parte, as pessoas são mais sociáveis, criativas e a sensação de bem-estar fortalecida. Por outro lado, em ambientes onde o contato com a natureza é menor, há uma tendência ao individualismo e ao estresse.


eStúdioWOK

Aumenta os benefícios da prática de exercícios 

Praticar atividades físicas ao ar livre e próximo a áreas verdes, aumenta os benefícios para a saúde. Fazer caminhadas por locais naturais, por exemplo, é o melhor exercício para o corpo, além de complementar os treinos realizados na academia.

Essencial para o desenvolvimento das crianças

Com as crianças cada vez mais conectadas a tecnologia, estudos reforçam que é fundamental passar um tempo em meio a natureza. O contato com espaços verdes torna o desenvolvimento cognitivo mais saudável, desperta o interesse pelos processos que ocorrem no meio ambiente e estimula a autonomia e criatividade.

Purificação dos ambientes

Locais verdes purificam o ambiente, diminuem a poluição do ar e contribuem para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.  É fundamental que o projeto paisagístico proporcione um conforto térmico, para que os espaços recebam níveis equilibrados de luz solar, o tornando mais fresco e agradável.

O conceito de locais arborizados faz parte de condomínios em Florianópolis, como o WOK Residence, eStúdio WOK, Naval Clube Residencial e Costa Azul Clube Residencial.


WOK Residence


Costa Azul Clube Residencial 

Naval Clube Residencial 

Os projetos destes empreendimentos incluem belas praças internas, jardim culinário e outros espaços ao ar livre que conectam os moradores à natureza e trazem bem-estar. Além desses benefícios, empreendimentos pensados a partir do paisagismo ganham maior valorização de mercado.

Contemplar o entorno 

Usufruir de praças públicas também traz muitos benefícios. A WKoerich sabe a importância que espaços como esses têm para as pessoas. São locais que integram os moradores e trazem benefícios para a comunidade que vive no entorno. 

Pensando na conservação de ambientes públicos, a WKoerich criou o Projeto Boa Praça, com a revitalização de praças de Florianópolis. Entre alguns espaços estão Praça Nossa Senhora de Fátima, Praça ao lado do Naval Clube Residencial e Praça Dom Pedro I.

Praça Nossa Senhora de Fátima

Revitalização da Praça Nossa Senhora de Fátima no bairro Estreito, o local ganhou novo paisagismo, playground e dog place. Foram recuperadas a academia ao ar livre, quadras esportivas e calçadas. A praça, que fica próxima ao Atlantique Residence, também ganhou um bicicletário.

Praça do Naval

Esse foi um projeto original, idealizado e construído pela WKoerich, contempla um espaço de 2.500 metros quadrados. A praça do Naval Clube Residencial conta com playground, bicicletário, paisagismo e iluminação, além da manutenção permanente para garantir um local limpo, seguro e tranquilo. Os moradores têm o privilégio de viver próximo a essa área verde com mais qualidade de vida.



Praça Dom Pedro I

A praça Dom Pedro I está localizada em uma das regiões nobres de Florianópolis, a menos de 200 metros de distância do empreendimento WOK Residence. O local tornou-se mais atrativo para os moradores depois da instalação de novos bancos para o playground das crianças e paisagismo com novas calçadas.

 




Compartilhe esta publicação