Cantinho zen: como criar um espaço para relaxar e meditar em casa

Que tal criar um espaço em casa para relaxar, meditar, alongar e praticar yoga. Um cantinho zen, que também pode ser utilizado para colocar a leitura em dia, ouvir música, pintar, receber uma massagem ou simplesmente se desconectar da rotina.

Gostou da ideia? Então confere as nossas dicas para montar o espaço.

Escolha do espaço e decoração

O primeiro passo é a escolha do local. Um quarto que não esteja sendo usado, um canto da sala, a sacada. Analise qual o melhor espaço na sua residência.

É preciso ter em mente que o cantinho zen tem o objetivo de proporcionar tranquilidade, então, se for possível, escolha o local mais silencioso da casa.

A decoração do espaço pode seguir uma linha de estilo mais voltada para o indiano. Cores como laranja, vermelho, marrom, amarelo e verde podem ser boas escolhas. Elementos como cangas indianas, mandalas e incensários também caem bem.

Outros elementos fundamentais para este espaço são um tapete bem confortável, caso deseje realizar práticas no chão, e algum móvel que sirva para relaxar: um sofá-cama, uma pequeno sofá ou mesmo um puff. Plantas e quadros com frases inspiracionais também são boas pedidas.

Não existe uma regra. Decore com elementos que façam sentido para você e passem sensação de tranquilidade.

Iluminação indireta

A a iluminação faz toda a diferença em um espaço que é voltado para o relaxamento. Neste caso, o ideal é que você aposte nas luzes indiretas: um abajur ou mesmo o uso de algumas velas podem trazer este resultado.

Luzes em tons de amarelo, que lembram o das velas, combinam perfeitamente com este ambiente. Quanto mais quente o tom, maior a sensação de conforto que ele vai proporcionar. Luzes azuladas também promovem relaxamento e tranquilidade.

Durante o dia, deixe a luz natural entrar para iluminar o espaço. Cortinas leves como as de voal vão suavizar os raios de sol e criar uma iluminação leve e difusa.

A trilha sonora perfeita

E para o cantinho zen ficar completo: músicas bem tranquilas!

Para te ajudar a ficar mais relaxado, a WKoerich criou a playlist “Hora de Meditar”, que tem mais uma hora de duração e conta com músicas perfeitas para você desestressar.

Agora é só preparar seu cantinho zen, dar o play e relaxar!

Compartilhe esta publicação