CasaCor Rio: tendências e inspirações para você decorar o seu lar

A CasaCor Rio, primeira franquia da marca e que nasceu apenas 3 anos após o evento paulista, completa 30 anos de existência em 2021.

Evento este que, durante toda sua história, vem traduzindo e transcendendo o jeito carioca de morar, reunindo grandes profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo.

E para celebrar, o local escolhido foi o icônico casarão Brando Barbosa, localizado no Jardim Botânico da capital carioca e que é rodeado por 12 mil m² de Mata Atlântica, trazendo um ambiente sensacional e extremamente receptivo a todas as ideias ali expressadas.

Portanto, resolvemos destacar algumas referências em diferentes áreas da decoração, que nos chamaram a atenção, para que você possa se inspirar na hora de montar seus próprios ambientes.

Cores

Um elenco formado por 57 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, deixou a imaginação e talento rolarem soltos e se inspirou pelas tantas fontes à sua volta.

Como resultado, foram usados mais de 1.700 litros de tintas com 60 cores diferentes nos 38 ambientes do casarão.

A paleta de cores da casa principal determinou os muitos tons dessa CasaCor. Como verdes, terrosos, rosas, azuis – vibrantes ou opacos. Dourados, pretos e brancos também.

Entre os tons naturais, terrosos, verdes e beges estão entre os que mais irrompem nas propostas vistas pelos ambientes. Tanto quanto texturas de pedras naturais, tijolos, argila e madeira.

O rosa aparece em diferentes tonalidades na fachada da casa principal, em varandas, e outros espaços desenvolvidos especialmente para a mostra, como no intitulado Essência dos Aromas, de Kilze Ney Guimarães, que traz o rose gold para os holofotes.

Azuis, brancos e vermelhos também garantem seus lugares em lindíssimos e aconchegantes lavabos, portais celestiais que dão em suítes e vitrais de ferro que servem de entrada para uma majestosa livraria, respectivamente.

Os cinzas e neutros, como um capítulo à parte, conferem suas variações à maioria das 48 portas existentes no palacete da mostra.

E, por fim, o verde inunda muitos dos ambientes, seja com plantas, no mobiliário ou nas paredes, tomando como inspiração a Mata Atlântica que circula os mais de 12 mil metros de área do evento.

Quartos

O design de interiores empregado em um quarto pode ser um grande desafio. Mas aqui, aconchego, conforto, sofisticação e uma pitada de ousadia foram os elementos principais para os incríveis projetos mostrados na CasaCor deste ano.

Bases neutras, que são clássicas, unindo tons de bege e texturas de madeiras, criam perfeitamente, por exemplo, atmosferas de calmaria e elegância.

E unindo estas características a um belo e diferenciado mobiliário contemporâneo, é possível criar um estilo casual chique muito utilizado em quartos que emanam delicadeza.

Já outra opção, com mobiliário minimalista e elementos palacianos aliados a pintura degradê nas paredes que remetem às ondas do mar, refletem um exemplo clássico do design contemporâneo. Contrastando também entre o antigo e o novo por meio de sancas, piso e janelas em marcenaria.

Há, inclusive, espaço para os quartos infantis no evento. Com atmosfera lúdica, elementos alegres que estimulam a criatividade e quase sem intervenções arquitetônicas no espaço, o projeto traz materiais naturais e tons neutros.

Varandas

Com o isolamento social que veio com 2020, as varandas acabaram virando uma tendência. Justamente por passar mais tempo em casa é que a decoração desses espaços se tornou tão importante.

Mais natureza, mais ar fresco e calmaria, entre outras coisas, vêm como objetivo principal na hora de arrumar o seu cantinho.

Utilizar tons terrosos e plantas com um belo toque de paisagismo são artifícios capazes de trazer a dualidade entre a cidade e a natureza, como um verdadeiro oásis verde.

Outro ponto são as varandas gourmet – grande tendência na decoração dos lares hoje – que têm como proposta criar uma atmosfera intimista, para os moradores e seus convidados, com pequenos toques de natureza, assim quebrando a sobriedade do espaço.

Além de utilizar mobiliários e objetos minimalistas para compor a sua varanda, sempre dando mais espaço e destaque para as áreas verdes.

Com tantas dicas e tendências, você já pode começar a pensar em renovar os ambientes do seu próprio lar, não é mesmo? Aproveite o momento e comece agora mesmo!

Compartilhe esta publicação