Como a integração e as brincadeiras contribuem para um desenvolvimento saudável

A educação e o desenvolvimento da criança são itens que tiram o sono dos pais antes mesmo do nascimento, já que leva muito tempo para entender o que é fundamental a cada uma delas. O que existe de fato é uma unanimidade entre os especialistas: para ter um crescimento saudável, as brincadeiras e interações sociais são de extrema importância no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Só que com as mudanças tecnológicas que ocorreram nos últimos anos e as crianças tendo cada vez mais atividades extracurriculares, o lazer e as brincadeiras acabam parecendo não tão essencial assim na visão dos pais, o que pode ser um grave erro.

O ato de brincar contribui para que a criança explore e reflita sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, faz com que ela experimente diferentes papéis sociais – o papel da mãe, do policial, do super-herói e é por meio do faz de contas que ela desenvolve a criatividade, aprende comportamentos, desperta novos sentimentos e curiosidades sobre ela mesma ou sobre a sociedade em geral.

Com as brincadeiras, a criança tem oportunidade de simular situações e conflitos da sua vida familiar e social, o que permite também expressar suas emoções, sendo uma forma segura das crianças encenarem os seus medos, angústias e agressividade.

E vale todos os tipos de brincadeiras. Os jogos, por exemplo, ensinam as crianças a perder e ganhar e permitem que ela possa começar a trabalhar a sua resistência à frustração. Aprender a lidar com esse sentimento é essencial para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade da vida adulta. E brincar também ensina a criança a ser sociável, uma das características mais importantes na vida adulta. Esse exercício permite aprender a partilhar, a cooperar e a se comunicar, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro.

Outro fator importante no desenvolvimento da criança são os espaços físicos em que elas estão inseridas. Sejam eles espaços públicos ou provados, em casa ou na escola, esses ambientes precisam ser projetos para atender as necessidades de aprendizado e desenvolvimento da criança. Móveis com tamanho apropriados, ambientes educativos com livros, jogos e brinquedos estimulam a criança a explorar cada centímetro do local.

 

Compartilhe esta publicação