Como aplicar a psicologia das cores na sua casa

As cores são poderosos artifícios sensoriais utilizados de diversas formas: têm, por exemplo, grande apelo em segmentos como marketing e branding, com o intuito de despertar o interesse do consumidor; e também no design de interiores.

A psicologia das cores funciona de forma que cada cor desperta um tipo de sentimento em quem a observa. Portanto, devemos usá-las corretamente para que cada ambiente transmita os desejados.

Você, por exemplo, provavelmente já teve diferentes sentimentos ao estar em uma sala extremamente colorida – e o contrário também -, ou sentiu mais fome em um restaurante com determinado tipo e cor de decoração.

E tudo isso pode ser utilizado a nosso favor. Afinal, trocar as cores de ambientes é o modo mais rápido, descomplicado e realista de modificá-los, trazendo diferentes atmosferas, sensações e, de fato, dando uma nova roupagem.

As cores e o que elas despertam

Amarelo

O amarelo é uma cor quente e está ligada a sentimentos de alegria, vivacidade, otimismo e energia. Além disso, é muito ligada à criatividade. Portanto, é indicada para o quarto das crianças, ou para aquele ambiente em que você deseja liberar a sua criatividade com o máximo de energia.

Azul

Os tons de azul têm alguns diferentes propósitos, mas definitivamente são poderosos artifícios dentro da psicologia das cores. Tons mais claros são indicados principalmente para quartos e ambientes onde o intuito é relaxar, pois trazem calma. Já os mais escuros são capazes de criar profundidade, além de transmitirem sentimentos como confiança, paz e sucesso.

Vermelho

Associado a sentimentos como paixão, emoção e energia, é uma tonalidade radiante e que pode ser uma opção produtiva para o home office, ou ainda para uma sala criativa onde você irá desenvolver projetos. Mas cuidado, não exagere no vermelho, pois por ser uma cor forte e marcante, pode se tornar cansativa.

Cinza

Uma cor extremamente versátil e que transmite sobriedade e que sem dúvida pode ser utilizada de muitas formas, influenciando também nas percepções de segurança, calma e solidez. O cinza é definitivamente um grande coringa.

Verde

Geralmente escolhido quando se quer trazer um ar de natureza para dentro de casa, o verde é uma cor extremamente positiva, que estimula equilíbrio e relaxamento, influenciando também positivamente na concentração. 

Marrom

O marrom está diretamente ligado a sentimentos de conforto e relaxamento, remetendo ao orgânico e terroso. Muito convidativo, transmite também aconchego e companhia.

Branco

Ainda mais coringa que o cinza, é uma cor que pode ser utilizada em qualquer ambiente. Porém, em excesso, traz a sensação de monotonia. Usado da maneira correta, proporciona equilíbrio, paz e tranquilidade. Ajuda a criar a sensação de amplitude e luminosidade nos ambientes. 

Preto

A neutralidade e versatilidade do preto fazem com que ele seja o tom mais querido de todos os tempos, sempre trazendo sobriedade e elegância. Além disso, reforça a ideia de uma personalidade segura e decidida. Combina com ambientes modernos e industriais, mas seu apelo contemporâneo o deixa bem, inclusive, nos tradicionais.

Conheça os mobiliados da WKoerich. Unidades prontas para morar assinadas por renomados profissionais de Arquitetura e Decoração para trazer mais beleza, funcionalidade e bem-estar para o seu viver. 

Compartilhe esta publicação