Como evitar o burnout no ambiente de trabalho?

O burnout não é um cansaço geral ou simplesmente o peso de um dia ruim vivido em meio à rotina. De acordo com a definição atualizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o burnout é uma manifestação do estresse crônico vivenciado no ambiente de trabalho. Mais especificamente, o termo refere-se a fenômenos ocorridos em um contexto ocupacional e que não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida.

O burnout no ambiente de trabalho pode vir com as exaustivas jornadas de trabalho. Grandes cargas horárias e muita responsabilidade nas funções desempenhadas podem fazer com que você pense que tenha menos habilidades do que é necessário e que há algo que possa ser melhorado ou mudado em você.

Quando simplificado demais, todas as atenções se voltam apenas para um de seus grandes sintomas, que é a exaustão. E com isso vêm as soluções rápidas de autoajuda, técnicas de gerenciamento de tempo ou exercícios e uma mudança repentina nos hábitos. Porém, o maior vilão é o ambiente nocivo de trabalho, que pode envolver uma série de fatores que vão desde como é a liderança na empresa, sua equipe, entre muitos outros.

Dessa forma, para que as empresas reduzam os casos de burnout, tudo deve ser abordado de forma sistêmica com o objetivo de aplicar soluções palpáveis. Para prevenir o burnout, o primeiro passo, geralmente, é observar os sintomas e também abordar as causas subjacentes.

Situações que podem gerar o burnout

 

 

Listamos alguns pontos importantes que líderes e equipes necessitam prestar atenção para diminuir e até evitar o esgotamento de seus colaboradores.

  1. Falta de autonomia em relação a quando e como você executa as tarefas necessárias relativas ao seu trabalho.
  2. Carga excessiva de trabalho combinada com grande pressão – ainda mais quando os recursos são escassos.
  3. Inexistência de sentimento de pertencimento ao ambiente, ampliado pela falta de apoio da equipe e dos líderes.
  4. Sensação de favoritismo e tomadas de decisão arbitrárias, caracterizando injustiça.
  5. Ruptura entre os valores pessoais em relação aos valores profissionais, de acordo com o ambiente onde se está inserido.
  6. Falta de reconhecimento, que acomete diversos profissionais durante suas carreiras pelo fato de que não se sentem apreciados da forma correta.

6 práticas para diminuir os riscos

Existem algumas práticas que podem ser desenvolvidas, tanto num ambiente pessoal quanto profissional, para diminuir os riscos do burnout.

  1. Oferecer feedback para seus colegas e funcionários a tempo, para que os erros sejam corrigidos.
  2. Ser claro nas comunicações, para que não haja ruído entre você e as outras áreas do seu trabalho.
  3. Transformar o feedback em uma conversa, e não apenas em conselhos profissionais, para que assim ambos os lados evoluam.
  4. Acompanhar e celebrar pequenas e grandes vitórias.
  5. Incentivar todos ao seu redor e os manter informados sobre tudo o que acontece.
  6. Tratar as pessoas como elas devem ser tratadas. Ou seja, como seres humanos iguais a você e merecedores de diálogo, atenção e compaixão.

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