Como manter uma boa convivência com os vizinhos em tempos de isolamento social?

O momento que estamos vivendo é desafiador e nenhum de nós estava preparado para ele. Vieram as transformações necessárias para que pudéssemos continuar desempenhando nossas habituais atividades, mesmo que em diferentes circunstâncias.

Muitas empresas aderiram ao modelo de trabalho em casa – o conhecido home office -, as aulas presenciais deram lugar às online em casa, as famílias passaram a conviver cada vez mais, juntas, dentro de seus lares, que assumiu múltiplas funções. Com isso, veio uma série de questões relacionadas à convivência, em casa e na vizinhança. Os moradores não estavam acostumados a compartilhar tanto seu tempo e de forma tão intensa com seus vizinhos, seja em construções uni ou multifamiliares.

Bom senso, paciência e tolerância, aliados a alguns cuidados e medidas simples, são importantes para manter o clima amigável e evitar conflitos.

Cuidados e atitudes para manter o clima amigável na vizinhança

  • Evite obras não emergenciais que possam incomodar os demais moradores durante esse período.
  • Converse e oriente toda a família para que cumpram as regras estabelecidas, colaborando com a boa convivência no coletivo.
  • Evite barulhos altos, não somente à noite, mas durante todo o dia.
  • Preste atenção ao volume das conversas. Quando perceber que está mais alto, feche as janelas e evite permanecer nas sacadas.
  • Quando sair, evite deixar os animais de estimação presos em locais como sacadas e áreas de serviço. Eles podem ficar estressados e perturbar os vizinhos.

  • Limite o horário das brincadeiras mais agitadas das crianças e evite que corram na residência para não incomodar os vizinhos abaixo.
  • Busque criar uma rede de apoio entre os vizinhos. Nesse momento, mais do que nunca, é imprescindível o apoio e compreensão de todos. Estimular o sentimento de solidariedade fará toda a diferença.

Gostou do artigo? Comente, compartilhe.

Compartilhe esta publicação