Como montar uma mesa para receber os amigos

Receber os amigos em casa é um ato de amor. E para quem gosta de ter por perto amigos e familiares, arrumar a mesa é um programa mais que especial. É ali que acontecem os grandes encontros, onde conhecemos melhor as pessoas e criamos uma espécie de laço eterno ao compartilhar os mesmos gostos por bebidas e comidas. E o que você não pode esquecer de maneira nenhuma é que todos se sintam bem e confortáveis no seu ambiente.

Por isso, montar uma mesa é um gesto muito especial. Como item essencial para criar boas recordações, a decoração deve causar uma boa impressão, com um arranjo de flores ou um jantar temático, por exemplo. Engana-se quem pensa que dá um trabalho enorme. Hoje, milhares de lojas de departamentos e até mesmo grandes redes de supermercados oferecem diversas opções de louças, artigos, copos e talheres para deixar tudo ainda mais alegre. Confira algumas dicas de disposição desses objetos e capriche:

– Os pratos devem ficar empilhados em ordem de uso, com prato principal e o prato para entrada sobre ele;

– A ordem dos talheres segue a ordem do cardápio, de fora para dentro;

– As colheres sempre ficam à direita, assim como as facas, que devem ficar com o corte voltado para o prato. Os garfos vão sempre à esquerda;

– Quanto aos copos, o correto é colocar apenas quatro copos na mesa: para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. Eles devem ser dispostos do maior para o menor, da esquerda para a direita.

Mesmo que tudo esteja colocado da maneira correta, não adianta usar qualquer louça. Se o evento é mais formal, busque cores mais sóbrias e objetos mais refinados. Caso seja um encontro mais informal, vale até usar uma louça colorida e divertida. Uma dica é pensar nas cores preferidas dos seus convidados e brincar com elas. Inclusive, o guardanapo pode colaborar com isso, sendo um tradicional para reuniões mais formais e de toda cor para os encontros informais.

Outra questão que mexe muito com quem vai preparar a mesa de jantar é quando recebemos muitas pessoas em casa e não tem louça igual para todo mundo. Segundos especialistas, não precisa usar a mesma louça se não tiver pratos iguais para todos. Porém é preciso criar uma harmonia na mesa de modo que fique descolada.

Compartilhe esta publicação