Como não errar no projeto luminotécnico residencial

Em vários momentos aqui no Blog enfatizamos que a iluminação residencial pode influenciar direta ou indiretamente na decoração. Mas a verdade é que um projeto completo de iluminação faz toda a diferença em um ambiente.

Não basta apenas oferecer luminosidade. A escolha das luzes deve levar em conta outros aspectos, como conforto e funcionalidade.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você entenda qual o tipo de iluminação ideal para cada espaço da casa e qual a sensação que ela proporciona.

Mas antes, vale responder uma pergunta:

Vale a pena contratar um profissional para elaborar o projeto de iluminação residencial?

Em algumas situações, apenas a troca de lâmpadas ou a instalação de luminárias pode fazer a diferença no ambiente. Mas, de modo geral, contar com o apoio de um profissional vale a pena sim!

Um projeto de iluminação residencial feito por um especialista certamente vai conseguir chegar a um resultado muito melhor, esteticamente falando, além de cuidar de toda a parte elétrica e de instalação sem preocupações.

A iluminação ideal para cada ambiente da casa

Cozinha

Sendo o coração da casa, a cozinha demanda um tipo de iluminação mais funcional, ou seja, que auxilie no desenvolvimento das tarefas ali. É importante que as lâmpadas sejam claras e bem difusas, sendo as de cor branca boas opções.

Se existir armários sobre as bancadas, uma boa ideia é usar fitas de led ou spots sob eles para garantir boa luz durante a execução de tarefas.

Sala de jantar

Já na sala de jantar, você pode investir em luzes mais baixas em tons mais amarelados. Uma boa pedida é um lustre pendente sobre a mesa de jantar, o que vai garantir uma luz adequada para as refeições sem clarear demais o restante do ambiente.

Sala de estar

A sala permite o uso de vários tipos de luz no mesmo ambiente. Tudo vai depender do efeito que você quer criar. Spots no gesso, por exemplo, podem distribuir a luz sem exagero. Já as luminárias vão trazer charme e luz indireta para os momentos de descanso e relaxamento.

Mas além destas, que são mais pontuais, o ideal é que a sala também tenha uma luz geral, como uma luminária de teto, por exemplo. Esta pode ter uma cor mais clara, para ser funcional. Já com os outros pontos de luz você pode brincar usando tons mais amarelados, por exemplo.

Banheiro

Várias situações no banheiro exigem uma luz central e mais forte. Maquiagem, depilação no box, na hora de fazer a barba. Tudo isso pede lâmpadas mais claras, como as de led brancas.
No entanto, nada impede que você tenha spots com opções mais suaves para momentos de relaxamento, como para aquele banho quentinho no final da noite.

Tem algum ambiente da sua casa que está precisando de um up na iluminação? Gostou das nossas dicas? Conta pra gente aqui nos comentários!

Compartilhe esta publicação