Como organizar um campeonato de Poker com os amigos

Considerado um dos maiores jogos de carta do mundo, o Poker tem conquistado a paixão de uma turma encantada pela modalidade. São milhares de pessoas se dedicando diariamente e exclusivamente ao jogo, o que para muitos já se tornou uma profissão. Mas, por aqui, o nosso objetivo é mesmo um pouco de diversão e história.

A origem do jogo tem diversas teorias. Uns acreditam que o Poker surgiu com a Dinastia Sung China, no século 10, enquanto outros apontam um jogo Persa chamado "As Nas", do século 16. Ao longo de sua história, o Poker recebeu novas variações, embora os conceitos básicos da estratégia psicológica e o ranking de cartas sempre estivessem presentes.

A versão do jogo mais parecida com a versão atual é o Poque, do século 17, originário na França. O jogo atravessou o Atlântico com um grupo de colonizadores que fundaram a cidade de New Orleans. A partir dai se difundiu ao longo da rota do Rio Mississippi durante o século 18 e floresceu nos Estados Unidos durante o século 19, quando o país começou sua expansão até o Oeste. Por este motivo, a história de Poker é normalmente associada com o "Wild West" Americano.

Hoje, os grandes campeonatos acontecem fora do Brasil, mas o País já começa a traçar estratégias de turismo e lazer para receber esse grande público. Enquanto isso, se seu desejo é apenas se divertir com os amigos e até jogadores desconhecidos, nossa ideia é realizar pequenos torneios em sua casa.

Se você é apaixonado pelo jogo, certamente já conhece outros jogadores, mas se não conhece e deseja entrar nesse universo, uma das dicas é entrar na rede mundial de computadores, a internet, e procurar por sites especializados. Lá, você encontrará diversas pessoas da sua cidade ou das cidades próximas interessadas em marcar eventos ou campeonatos.

É importante ter um ambiente próprio para realizar o campeonato. Uma sala reservada, com temperatura agradável e uma mesa própria de Poker. Montar uma boa estrutura de blinds (aposta mínima obrigatória) para o seu Home Game também é essencial.

 

Alguns pontos importantes há serem considerados são:
– Estrutura de fichas:
Uma boa dica aqui é seguir o padrão internacional de valores e cores das fichas de poker, em seguida o padrão dos blinds iniciais que em sua maioria começam nas blinds 25-50 ou 50-100. Isso ajuda os jogadores a não criarem manias em seus jogos e estarem preparados para jogar torneios em clubes de poker e cassinos sem cometer erros ou equívocos. 
– Tempo das blinds:
Vários fatores devem ser levados em conta. Que horas começa o torneio, que horas pretendem que acabe,  se será permitido rebuy (termo usado para indicar a opção de comprar mais fichas após ter perdido suas fichas) ou add-on (compra extra de fichas opcional após o fim do período de rebuy), e a quantidade de jogadores disputando.
Quanto maior o tempo para mudar as blinds mais tempo o torneio irá demorar, e quanto menor subir o valor das blinds mais demorado será o jogo. É importante que as blinds sejam definidas previamente para que todos os jogadores tenham conhecimento.
– Nível dos jogadores:
Vamos supor que você está recebendo um grupo de amigos, mas a maioria não tem muita experiência jogando. Uma boa ideia seria fazer um torneio mais turbo, assim, o torneio fica mais dinâmico, já que quem está começando está mais envolvido na emoção de ganhar fichas, colocar o outro em all in (quando o jogador aposta todas as suas fichas), mostrar blefes, do que exatamente criar um nível técnico do jogo.

O importante e o que desejamos e que você e seus convidados tenham uma noite divertida, cômoda e feliz. E claro, que você seja o vencedor 😉

Compartilhe esta publicação