Como organizar um local de estudo e trabalho

Arrumar o espaço de estudo e trabalho é fundamental para a concentração, aprendizado ou compartilhamento das informações com outras pessoas. Mesmo que pareça um conceito liberal de viver a vida, o trabalho em casa precisa ser feito com muita responsabilidade e organização.

Além de um ambiente tranquilo, você precisa de uma mesa organizada, ponto essencial, segundo os especialistas para um desempenho mais produtivo. O excesso de objetos desarrumados sobre a mesa pode causar poluição visual, desordem mental e incapacidade de concentração.

Uma cadeira confortável, uma luminária, materiais e itens que forem usados no dia a dia são os itens que devem estar expostos. Os demais, ficam guardados para não juntar bagunça. Sendo assim, mantenha apenas os itens de uso diário: porta-lápis, caderno, livro e computador.

Para manter a organização das gavetas e deixá-las práticas, conte sempre com a ajuda de organizadores de gavetas. Se não tiver, improvise com porta-talheres e, dependendo do móvel, você terá mais de uma gaveta, então, nas primeiras ficam os itens ou miudezas de uso mais frequente: clipes, grampeadores e pen drives e abaixo ficam os projetos e papeis em geral.

Você também deve prestar atenção na temperatura do ambiente, pois ela é algo importante. Ambientes quentes podem causar sonolência. É recomendável uma temperatura de 21° a 25° graus. Com alguns cuidados, é possível fazer deste estilo um trabalho de sucesso.

Compartilhe esta publicação