Como superar a distração e ficar mais produtivo

Quem nunca se pegou distraído em alguma situação? Com a enxurrada de informações ao nosso redor, os momentos de distrações têm se tornado cada vez mais frequentes e é realmente difícil selecionar um culpado. É celular vibrando, notificações chegando o tempo todo na tela do computador, algum colega te chamando, um barulho na rua ou até uma simples luz piscando. Nosso cérebro passou a se acostumar com altas cargas de substâncias, como a dopamina, que nos proporcionam felicidade e satisfação. Em um mundo altamente globalizado e moderno, de fato se tornou uma tarefa bastante difícil manter-se 100% focado ao longo do tempo.

A distração leva ao aumento da ansiedade e a redução na produtividade do trabalho. Isso traz uma série de prejuízos, como lentidão, aumento no estresse devido às dificuldades em cumprir prazos, etc. Inclusive, a própria antecipação das distrações nos provoca uma ansiedade ainda maior. Afinal, é muito mais atraente você estar rolando a timeline de uma rede social no celular, do que analisando uma planilha no excel cheia de números.

É necessário se atentar ao que mais te leva a se distrair e tentar evitar esses gatilhos. Se é o seu celular que mais te tira o foco, então deixe ele desligado ou longe de você. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas há algumas estratégias para evitar as distrações, a fim de retomar o controle do tempo e a atenção. São elas:

  • Evitar ambientes barulhentos;
  • Evitar usar as redes sociais durante o momento que necessita de concentração;
  • Dormir bem;
  • Deixar o celular desligado ou no silencioso;
  • Estar em um ambiente organizado;
  • Saber dizer não para tarefas que não precisem da sua atenção no momento;
  • Definir metas e objetivos;
  • Reconhecer seu limite;
  • Ficar atento aos pensamentos e saber reconhecer quando a mente desvia o foco.

Vale a pena investir em ambientes mais calmos?

A resposta é sim! Não podemos nos enganar, nossas mentes de fato, anseiam por distração e cargas de dopamina. Hoje, o que podemos fazer é nos preparar para os momentos, adotando estratégias para bloquear as distrações com antecedência, trabalhando assim, com maior intenção.

Nos empreendimentos da WKoerich, dispomos de áreas comuns que possam ser utilizadas de uma maneira bastante eficaz. Como por exemplo, a sala quiet room do Costa Azul Clube Residencial, que foi planejada para você ter o mínimo possível de interferência do mundo externo. 


Quiet Room – Costa Azul Clube Residencial

Outra dica bastante interessante é ter um ambiente exclusivo dentro de casa para o home office, como é o caso do apartamento decorado do arquiteto Gabriel Bordin também no Costa Azul Clube Residencial.  A grande chave do negócio é optar por ambientes sem outras pessoas, sem televisões ou outros objetos que irão te distrair. Assim, você terá sucesso em se concentrar mais e por consequência render mais durante o trabalho ou outro compromisso importante.


Apartamento decorado – Costa Azul Clube Residencial


Acesse o
site da WKoerich com as informações sobre o novo empreendimento e se surpreenda!

    Interesse: AluguelVenda

     

     

     

     

    Compartilhe esta publicação