Como utilizar quadros na decoração da sua casa?

eStúdio Final 5 Torre II

O uso de quadros na decoração é atemporal. O recurso é ponto-chave nos mais diferentes estilos de residências, desde os mais clássicos até os mais modernos e contemporâneos. Hoje, eles despontam na decoração de diferentes formas, que vão além do tradicional “quadro na parede”. Estantes, mesas de cabeceira e outros espaços da casa ganham vida com o uso desses objetos.

Mas como utilizar quadros na decoração? Confira um passo a passo.

Passo a passo para escolher os quadros e locais ideais

A ideia é que os quadros sejam um reflexo do estilo e das preferências dos moradores, assim como um complemento e até extensão dos demais elementos que compõem cada ambiente. Não existe uma única fórmula para utilizá-los, mas sim um conjunto de dicas capazes de lhe apresentar os caminhos ideais para que você faça as melhores escolhas para você e para o seu lar.

Entre os passos fundamentais para quem quer acertar no uso de quadros na decoração, destacamos:

1. Escolha seus modelos preferidos

A primeira dica é escolher aqueles quadros que você realmente gosta e que despertam algum tipo de sentimento em você. Pinturas mais elaboradas, por exemplo, demonstram o estilo de pessoas mais clássicas; já ilustrações divertidas são as preferidas de quem é mais irreverente; fotos de capitais podem ser utilizadas por quem gosta de viajar; e desenhos minimalistas por quem mora em lares mais modernos.

O ideal é optar pela imagem que mais reflete sua personalidade e que mais lhe despertará boas sensações ao fazer parte da decoração.

2. Avalie o local de instalação

O segundo passo é avaliar em qual ambiente da casa você irá colocar o quadro. Lembre-se de que a decoração precisa harmonizar com a imagem ou ilustração escolhida. Não existe segredo nesse sentido: basta encontrar uma parede ou cantinho que merece destaque e instalar o quadro que você escolheu.

3. Decidindo pela quantidade

Também é importante avaliar o espaço que receberá o quadro para certificar-se de que o número de elementos que você instalará é o ideal. Mais que verificar a disponibilidade de espaço, procure ter certeza de que os quadros posicionados próximos conversem entre si, com um estilo que não se alinhe apenas à decoração, mas também aos elementos presentes nas outras imagens.

4. Iluminação

Lembre-se de que não adianta escolher uma bela imagem e a iluminação não fazer jus ao conceito. O ideal é garantir que os ambientes sejam bem iluminados e deem destaque à composição que você criou. Uma excelente alternativa é instalar spots de luz especiais para destacar os quadros mais robustos e chamativos no melhor estilo “galeria de arte”.

5. Repense os ambientes e seja irreverente

Saia do lugar comum e deixe sua personalidade vir à tona. Estilos clássicos também podem receber quadros irreverentes para um efeito de “quebra”, enquanto composições contemporâneas podem ampliar sua personalidade com réplicas ou releituras de obras de artistas consagrados.

Até mesmo aquela estante vazia, prateleira ou mesa de cabeceira pode receber um quadro para ganhar mais vida. O limite é a sua criatividade!

Inspirações

Quer mais ideias para utilizar seus quadros na decoração? Então confira esse conjunto de inspirações que a WKoerich selecionou especialmente para você baseadas nos projetos para seus empreendimentos.

Neste decorado do eStúdio Oceano o quadro foi utilizado como um complemento aos detalhes da decoração, dando personalidade às cores neutras do ambiente em composição com os tons de azul.

Já neste decorado do eStúdio Central a ideia foi proporcionar mais aconchego ao quarto por meio de uma composição de quadros com elementos da natureza.

Neste outro decorado do eStúdio Oceano os quadros foram utilizados em estantes. De forma criativa, leve e alinhada aos tons da decoração, ele dá utilidade ao apoio acima da TV, conferindo personalidade ao espaço.

Neste decorado do Atlantique Residence o conceito utilizado é de um quadro artístico, que valoriza o ambiente com sua elegância, presença e bom gosto. O estilo “galeria de arte” é reforçado com a iluminação que incide sobre o quadro.

Neste outro exemplo, presente no decorado do eStúdio Oceano, o quadro é fundamental para a visão minimalista do ambiente, conferindo um toque de personalidade ao canto do balcão, mas sem comprometer a composição discreta da decoração.

Aqui os quadros trazem imagens inusitadas, diversas e cheias de personalidade. O toque disruptivo utilizado neste decorado do Atlantique Residence está presente também em suas aplicações, que vão desde as clássicas opções de parede até o uso despojado nas estantes.

Como você utiliza os quadros na decoração da sua casa? Fotografa, posta nas suas redes sociais e marca a WKoerich (@wkoerichimoveis).

Compartilhe esta publicação