Conheça os elevadores mais incríveis do planeta

A função do elevador é muito simples: levar passageiros de um andar a outro com segurança e sem esforço. Mas, com o avanço da tecnologia, este conceito está atingindo um novo patamar. As empresas estão investindo cada dia mais em tecnologia e empregando diferenciais em seus lançamentos. Recentemente, a fabricante alemã apresentou o seu mais novo modelo multidirecional e sem cabos, que poderá transformar completamente a forma dos arranha-céus – operando por meio do magnetismo, cada cabine tem um motor individual e pode se descolar horizontal e verticalmente. Já pensou viver em um cenário futurista assim? Enquanto essa novidade não chega aqui na W Koerich Imóveis, conheça alguns modelos com design impressionante e em torres gigantescas que se tornaram até atrações turísticas, oferecendo lindas vistas pelo mundo.

AquaDom – Alemanha
Dentro do maior aquário cilíndrico do mundo, fica o elevador panorâmico de 25 metros de altura. A construção incrível está no Radison Blu Hotel, na capital, Berlim. Inaugurada em 2004, custou 12,6 milhões de euros. Durante o trajeto, passageiros podem ver cerca de 1.500 peixes de 50 diferentes espécies. Com sorte, é possível ver também os mergulhadores responsáveis pela manutenção.

Globen Skyview – Suécia
Este elevador tem trajeto totalmente inusitado: ele faz a curva do Ericsson Globe, em Estocolmo. Trata-se da maior construção redonda do mundo, com altura de 85 metros. Toda branca, ela parece uma bola de neve gigante durante o inverno. As cabines panorâmicas também têm forma circular e fazem um trajeto de 100 metros, em que os visitantes podem ter belas vistas.

Bailong – China
Chamado de “cem dragões”, é o elevador externo mais alto e com maior capacidade do mundo. Ele “escala” uma montanha de 330 metros, na região de Wulingyuan. Sua construção levantou polêmicas ecológicas, já que o local é Patrimônio Histórico. Ele também já esteve envolvido em debates sobre segurança e chegou a ficar 10 meses parado por falhas. O trajeto leva apenas dois minutos – o melhor tempo de um elevador panorâmico do planeta.

Elevador Lacerda – Brasil
Um dos principais pontos turísticos de Salvador, na Bahia, conecta a Cidade Baixa à Cidade Alta. São transportados 900 mil passageiros por mês, cerca de 20 mil por dia, por 63 metros em uma duração de 30 segundos. Além de funcionar como eficiente meio de transporte, ele também oferece belas vistas da Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e o Forte do Mar. Quando foi inaugurado, em 1873, era o mais alto do mundo.

 

 

 

Compartilhe esta publicação