Conheça um pouco mais da história do Petit Pavê – Obra recuperada no Largo Benjamin Constant

Estamos revitalizando o Largo Benjamin Constant e vocês têm acompanhado de perto cada etapa da obra. Nesse estágio, a W Koerich Imóveis faz a recuperação da calçada em Petit Pavê, o famoso mosaico português que é um dos ícones mais representativos da cultura em nosso país.

Apesar de os pavimentos calcetados terem surgido por volta de 1500, a calçada à portuguesa, tal como a conhecemos hoje só foi iniciada em meados do séc. XIX quando se espalhou por Portugal e suas colônias. À época, calceteiros portugueses viajaram o mundo todo para executar e ensinar os trabalhos.

A calçada portuguesa é caracterizada pela aplicação irregular do calcário branco e negro, que podem ser usadas para formar padrões decorativos ou mosaicos e foi muito utilizada na pavimentação de passeios e espaços públicos por todo o Brasil.

Uma curiosidade sobre esse trabalho é que somente em 1986 foi criada uma escola para calceteiros, a Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa. Já em Dezembro de 2006, foi inaugurado também um monumento ao calceteiro, em Lisboa.

O trabalho rico em detalhes é também umas das obras mais conhecidas do artista plástico Hassis em Florianópolis. Contratado para elaborar o piso artístico de cinco praças públicas da cidade, sendo elas a Praça XV de Novembro, Praça Pereira Oliveira, Largo Benjamin Constant, Praça Bulcão Viana e Praça Olivia Amorim, Hassis criou desenhos motivados no folclore ilhéu e na sua infância. Assim como em cada região do país os desenhos representam a cultura, a expressão do seu tempo e os anseios da sociedade.

 

Compartilhe esta publicação