Consumo consciente e minimalismo

O tema Minimalismo é recorrente há quase uma década na arquitetuta e na decoração mostrando que somos capazes de vivermos bem com um consumo mais consciente e sustentável. E esse assunto ganhou o noticiário no início do mês de agosto, quando a ONG Global Footprint Network revelou que a humanidade já havia consumido no dia 1º o conjunto de recursos que a natureza pode renovar em um ano e que vamos viver em dívida com o planeta durante os próximos cinco meses.

Essa não é uma boa notícia, mas o que vem mudando nos hábitos de consumo das pessoas é sim uma boa notícia e podemos dar crédito à boa parte dessa mudança ao conceito minimalista de viver. O uso de poucos itens de decoração, cores neutras e a valorização da tecnologia são alguns atributos que caracterizam facilmente esse estilo. A redução de artigos, de objetos, e a reutilização de materiais exaltam detalhes que compõem os ambientes deixando-os ainda mais charmosos e práticos, além de ser uma forma de expressão dos moradores e dos arquitetos. Esse estilo limpo, o famoso clean, é o que prevalece.

Na construção civil uma das mudanças mais significativas são os espaços pensados de maneira prática para viver, em endereços bem localizados, dando acesso as principais vias das cidades e oferecendo moradias com completa infraestrutura. Os ambiente menores contribuem para reduzir os mais diversos tipos de gastos. Na W Koerich Imóveis, desde 2012, esses ambientes são os eStúdios, pensados para atender as novas expectativas do mercado, os moradores e o planeta.

E cada pessoa possui uma maneira de tornar sua vida mais consciente e sustentável. A Design de Interiores Renata Regis, por exemplo, trocou um apartamento de 3 dormitórios para viver em um eStúdio no Centro de Florianópolis e, assim, utilizar menos o carro e fazer mais atividades a pé, reduzir os gastos com limpeza e manutenção e consequentemente contribuir com essa nova onda de bem viver que invade a cidade. A história dela você pode conferir em outro poste, aqui.

Outro exemplo e no mesmo empreendimento em que mora Renata é o Hall de Entrada. A arquitetura minimalista é incrementada com design clean, porém revelando toda a elegância e o refinamento do estilo, palicados no design com materiais de boa qualidade e que potencializam os detalhes.

Compartilhe esta publicação