Cores e os tipos de tintas

Desde que a empresa começou a apoiar e participar do projeto Mocotó Cor – Beleza Transformando Vidas,  começamos a enxergar o mundo muito mais colorido. Com a doação das tintas feito pelas Tintas Renner, desenvolvemos esse projeto que leva beleza e cor para o morro e para a vida dos moradores. A Tintas Renner é também a fornecedora de tintas dos empreendimentos Koerich Imóveis e garante a qualidade e a durabilidade da pintura.

Sabemos que mercado de tintas oferece vários tipos de acabamentos e o importante é ter em mente que não há uma tinta indicada para todos os ambientes. Por isso, é preciso conhecer os segredos de cada produto para fazer a compra certa, de acordo com a superfície e o local a ser pintado, assim como fazemos a seleção aqui na empresa.

Conheça:

TINTA LÁTEX PVA – Este tipo de tinta é solúvel em água e seca rapidamente. Geralmente é indicada para superfícies de baixa exposição a intempéries, como paredes internas e áreas secas. Evite usá-la em áreas molhadas, pois sua limpeza se faz apenas com pano úmido.

TINTA ACRÍLICA – Esta tinta tem aspecto similar ao do látex, já que também é solúvel em água e seca rapidamente. A tinta acrílica, uma evolução da tinta látex, tem maior carga de resinas em sua composição e, por isso, apresenta mais resistência a intempéries e lavagens frequentes. Pode ter acabamentos fosco, acetinado e semibrilho. Sua impermeabilidade é ideal para áreas externas e molhadas, como cozinha e lavabo. Outro fator a ser levado em conta é o custo: geralmente a acrílica tende a ser mais cara que a látex.

ACABAMENTO FOSCO – Para quem não gosta de brilho e pretende disfarçar defeitinhos e irregularidades nas paredes e tetos, uma boa saída. Em locais de grande circulação ou ambientes que tenham criança ou animal de estimação, a tinta que oferece maior durabilidade é a melhor opção. Em ambientes com menos fluxo de pessoas, é possível utilizar uma tinta mais econômica.

ACABAMENTO SEMIBRILHO – Este acabamento propicia um brilho intenso, por isso se recomenda que a superfície seja bem acabada e nivelada para não ressaltar as irregularidades. Sua alta impermeabilidade é ideal para áreas externas, mas também pode ser usada em ambientes internos.

VERNIZ X STAIN – Elementos fundamentais na arquitetura e na decoração, as madeiras requerem produtos específicos, como vernizes, stains e esmaltes. Vernizes e stains são os mais usados em portas, janelas, móveis de jardim, pergolados e deques. Mas, apesar de ambos protegerem a madeira, agem de formas diferentes. O verniz é um acabamento de poro fechado, ou seja, cria uma película de proteção e pode alterar os veios da madeira. Por outro lado, esse tipo de tinta tende a reter mais sujeira em relação às tintas com brilho. A Stain por ter grande facilidade para penetrar entre as fibras da madeira, protege a peça contra chuva, sol e fungos.

ESMALTE –  Esse tipo de tinta pode ser aplicado em madeiras, metais ferrosos, PVC, alumínio e galvanizados, de ambientes internos e externos. É encontrado em várias opções de cores e nos acabamentos fosco, acetinado e brilhante. Nas versões sem cheiro seca rapidamente.

ACABAMENTO ACETINADO – Oferece um leve toque de brilho e um visual intermediário entre fosco e semibrilho. Com boa resistência a lavagens e intempéries, é indicado para paredes, rodapés e portas. Sua limpeza pode ser feita com pano úmido.

TINTA EPÓXI – Indicada para ambientes com grande fluxo, a tinta epóxi tem maior resistência à abrasão. Com acabamento brilhante, aguenta bem lavagens frequentes, por isso é apropriada para pisos de cozinhas, áreas de serviço, caixas d’água, máquinas, paredes de concreto, tubulações e estruturas metálicas. Na versão sintética e não solúvel em água, algumas fórmulas têm diluição em solventes específicos e catalizadores, por isso deve ser aplicada por mão de obra especializada.

Compartilhe esta publicação