Cuidados com a higiene da sua academia

Mais que uma questão de moda, emagrecer ou ganhar músculos, a prática de exercícios físicos melhora a nossa saúde, aumenta a expectativa e a qualidade de vida tornando a rotina mais alegre e prazerosa. Mas escolher o ambiente adequado para malhar faz toda a diferença. Ambientes coletivos como as academias e Box de Crossfit, por exemplo, podem esconder milhões de bactérias já que são utilizados por pessoas diferentes todos os dias e podem espalhar mais vírus do que benefícios.

As bactérias acabam proliferando-se nos equipamentos, nos colchonetes e se não houver um cuidado com a higiene, você pode facilmente ser contaminado, e acabar contraindo doenças de pele como micose ou até doenças infecciosas mais graves.

Assim, você deve prestar bastante atenção nos pequenos detalhes da academia tanto se for malhar no seu condomínio quanto se for frequentar uma academia externa. Boas academias apresentam, por exemplo, bombinhas com desinfetante ou álcool em gel para que você possa desinfetar os equipamentos antes de usar. Sem contar que os funcionários da academia devem fazer uma limpeza de todos os equipamentos três vezes ao dia, e os colchonetes devem ser desinfetados ao fim de cada aula que os utilize.

Mantenha a higiene durante seu treino

 – Sempre leve uma toalha para limpar os equipamentos antes e depois de usar, além de limpar também seu suor;

– Utilize álcool ou desinfetante para a higienização dos aparelhos. Limpar os equipamentos apenas com uma toalha pode acabar ajudando ainda mais na proliferação de bactérias;

– O uso de papel toalha ao invés de toalhas também é aprovado, e em muitos casos é até mais indicado;

– Nunca empreste a ninguém seus objetos pessoais como toalhas, peças de roupa ou a garrafa de água ou energético;

– Evite o contato das mãos com o rosto, principalmente olhos, boca e nariz depois que tocar nos equipamentos da academia;

 – Lave bem as mãos antes de sair da academia;

– Se aparecerem manchas ou coceiras em qualquer lugar do corpo, procure um médico.

Compartilhe esta publicação