Descubra mais sobre a harmonização de vinhos

Além de ser uma das mais antigas, até hoje o vinho é uma bebidas mais consumidas no mundo. Mesmo assim, apesar de ser consumida em larga escala em centenas de países e também no Brasil, muita gente ainda não sabe como fazer a harmonização correta entre vinhos e pratos. 

Mas a verdade é que esta nem sempre é uma tarefa fácil. Saber combinar as nuances da bebida com os ingredientes que vão ao prato exige certo conhecimento mesmo. Afinal, cada tipo de vinho tem seus elementos químicos que irão causar uma certa reação (que irá depender, obviamente, do prato servido). 

Por isso, para que o resultado seja o mais prazeroso possível que para que a harmonização proporcione experiências realmente marcantes, resolvemos trazer algumas dicas para que você acerte em cheio em suas próximas combinações.

Entendendo como funciona a combinação

Para começar, vale lembrar que os vinhos tintos geralmente são os mais ‘pesados’, depois deles os rosés e, por fim, os brancos que são mais leves. Mas esta não é uma regra, mesmo no caso dos vinhos haverão exceções. 

Também é preciso levar em conta a acidez. Neste caso, ganham os espumantes. Na sequência estão os vinhos brancos e rosés e, por fim, os vinhos tintos. 

Sendo assim, estes são os dois pontos que devem ser levados em consideração na hora de combinar a bebida com o prato. Para facilitar, existem algumas dicas gerais que costumam funcionar muito bem. 

  • Vinhos brancos: funcionam muito bem com peixes, carnes brancas e aves. Além disso, pode ser servido com queijos frescos.
  • Vinhos rosés: são muito semelhantes ao branco, por isso as combinações são parecidas. Você também pode servi-lo junto de uma boa pizza ou com sobremesas que levam frutas.
  • Vinhos tintos: combinam muito bem com carnes vermelhas, carnes brancas mais gordurosas e massas com molho mais pesado.
  • Vinho do porto: excelente opção para sobremesa.

Nada é 100% imposto

Vale ressaltar que, como é consumido no mundo inteiro, cada cultura harmoniza de sua forma. As uvas também mudam muito ao redor do mundo, fazendo com que cada local tenha suas características próprias de harmonização.

Por fim, nada vale mais que o gosto pessoal. Mas se a ideia é impressionar seus convidados e ter experiências cada vez mais agradáveis, ir afundo em um curso de harmonização completo pode ser uma ótima pedida. 

 

Teste seus conhecimentos

Agora que você já conhece algumas noções básicas de harmonização de vinhos, que tal testar o que aprendeu em grande estilo? O La Cave, localizado no hall de lojas do Koerich Beiramar Office, é uma casa de vinhos que traz o moderno conceito de gastrobar, onde você tem a possibilidade de degustar novidades da gastronomia e bons vinhos em um ambiente aconchegante e informal. 

Com o diferencial de oferecer, em taça, rótulos de diversas regiões da França, entre eles espumantes, tintos, brancos e rosés, você tem a oportunidade de unir o que aprendeu neste guia básico de degustação e harmonização com uma culinária contemporânea finamente elaborada. 

Saber mais sobre harmonização de vinhos vai te proporcionar experiências cada vez mais interessantes e expandir seus horizontes. 

Compartilhe esta publicação