Design sensorial: a decoração que desperta os sentidos

Você já ouviu falar em Design sensorial? Aplicado a residências, ele pode influenciar diretamente em nosso humor e qualidade de vida, pois tem como pressuposto que a casa e suas sensações refletem em nosso estado de espírito.

Também conhecida como Arquitetura sensorial, essa tendência busca explorar muito mais do que o aspecto visual nos ambientes. Ela leva em consideração e valoriza questões como o aroma de um ambiente, sua temperatura, seus sons, a quantidade e o tipo de luz que ele recebe, além de todas as suas texturas. O objetivo é que a decoração seja realmente capaz de causar sensações.

Em 2020, o que mais vem ganhando destaque é o tato, ou seja, investir em tecidos e revestimentos que transmitam aconchego.

Como deixar a decoração da minha casa mais sensorial?

Se você gostou da ideia do design sensorial, saiba que não é preciso refazer toda a decoração de sua casa. Com alguns toques e elementos, seus espaços se renovam e trazem um novo clima para o lar. Cada dica diz respeito a um dos sentidos humanos.

Visão: apostar na iluminação natural dos ambientes favorece em todos os ritmos biológicos do corpo, além de manter a vitamina D em dia. E quando pensamos em cores, a madeira é perfeita para criar sensação de conforto e bem-estar.

Tato: este sentido pode ser enfatizado através de texturas em cadeiras, sofás e cortinas, por exemplo. A maciez de um tapete também vale para ressaltar este sentido. Além disso, a temperatura das superfícies vai influenciar diretamente na saúde e bem-estar.

Olfato: totalmente ligado à memória afetiva, o cheiro de um ambiente pode ficar marcado para sempre. E se você já ouviu falar em aromaterapia, sabe que determinadas essências podem influenciar em nosso humor. Por isso, incensos, perfumes para casa ou mesmo difusores de aroma podem fazer a diferença em seu lar.

Audição: para deixar a casa mais aconchegante, invista em músicas, trilhas relaxantes, sons da natureza, entre outros sons que vão modificar as sensações.

Apartamentos que exploram os sentidos

Sempre de olho nas tendências de decoração, os arquitetos da WKoerich investem em toques de design sensorial nos ambientes que assinam. Nesta sala do apartamento 401 – I do Atlantique Residence, por exemplo, é possível encontrar diversas texturas –
no mármore, no tapete e nos sofás com revestimentos variados -, além de uma iluminação planejada para despertar diferentes sensações: indireta, suave; e a natural, proporcionada por amplas janelas. O revestimento de madeira na parede traz aquela sensação de bem-estar e conforto que agrada ao toque e à visão.

Cheirinho de casa nova

Sabe aquele aroma que te faz lembrar de um momento marcante da sua vida? Cientistas descobriram que o nosso olfato está diretamente ligado ao sistema límbico, uma área do cérebro onde se concentram as memórias e de onde surgem as emoções. É por isso que, ao sentir determinada fragrância, ativamos lembranças.

Para marcar esse momento tão importante que é uma casa nova, a WKoerich desenvolveu, juntamente com a Maison Cristal, um aroma exclusivo, com notas de Bamboo, que transmite uma gostosa sensação de bem-estar. Se você entrar nos apartamentos decorados da construtora, vai sentir esse cheirinho suave, que convida a ficar. A essência também está presente nos escritórios e plantões de vendas da construtora.

Confira a aplicação do Design sensorial nos apartamentos decorados da WKoerich.

Compartilhe esta publicação