Desvende os mistérios do Folclore na Ilha da Magia

Hoje é Dia do Folclore e a Ilha da Magia é cercada por lendárioas histórias e manifestações populares que contam a cultura e a tradição de Florianópolis. Danças, cantigas e crenças revelam personagens como lobisomens, bruxas, e o famoso boi de mamão e também os demais seres fantásticos. Para entender um pouco mais, fomos atrás das duas figuras mais conhecidas da ilha: as Bruxas do Itaguaçu e o Boi de Mamão.

Os manezinhos que aqui vivem contam que as bruxas vieram dis Açores na época da colonização e habitam a ilha até hoje. Diz a lenda que as bruxas da região queriam fazer uma linda festa aos moldes da alta sociedade e o local seria a praia do Itauaçu, o mais belo cenário da terra para elas. Todos seriam convidados – os lobisomens, os vampiros e as mulas-sem-cabeça, os curupiras, os caiporas, os baoitatás, e muitos outros. Em assembleia, as bruxas decidiram não convidar o diabo que raivosamente irritado pela atitude, as castiga, transformando-as em pedras grandes, que até hpje flutuam nas águas do mar verde e azul da praia do Itaguaçu.

E a dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso mesmo, as mais apreciada dança folclórica da região, sendo uma  das tradições mais antigas de Santa Catarina. Apresentada em forma de pantomima – uma espécie de teatro gestual, com poucos diálogos no decorer do ato -, a peça retrata em tom cômico a história de Mateus, um vaqueiro simples do interior da Ilha, que, ao ver seu boi de estimação morto, busca um médico e um curandeiro para ressuscita-lo. Ao fim, o boi volta à vida e todos comemoram com cantorias e danças.

Apresentação da dança Boi de Mamão na Praça Dom Pedro I – Revitalizada pela W Koerich Imóveis

Compartilhe esta publicação