Detox Digital

Na sociedade em que vivemos é fácil encontrar-se conectado, com o smartphone na palma da mão, publicando nas redes sociais e interagindo em praticamente todos os momentos do dia.

Seja para estar atualizado sobre os acontecimentos ou durante a rotina de trabalho, é possível ocorrer uma sensação de estresse e sobrecarga pelo uso excessivo de dispositivos digitais – o que poderíamos chamar de “cansaço digital”.

Neste cenário o Detox Digital aparece como uma solução para aliviar esse cansaço. Explore no artigo o que é o Detox digital e quais seus benefícios para a vida.

O que é o Detox Digital?

Compartilhamos de um mundo onde tudo é online, principalmente no pós-pandemia. Dentro desse cenário, o detox digital é uma forma de desligar-se dos dispositivos digitais presentes no dia a dia – smartphones, tablets, computadores e outros. Essa desconexão digital é o período de tempo que a pessoa dispensa a utilização de qualquer um desses dispositivos.

Quais os benefícios em incluir o Detox Digital na vida?

Desconectar-se totalmente pelo menos uma vez na semana ou durante as férias, por exemplo, traz um equilíbrio saudável entre a vivência real e a necessidade de estar conectado digitalmente.

Essa tendência é uma oportunidade para reduzir o estresse e focar mais na interação com outras pessoas. Entre outros benefícios um detox digital proporciona:

Menos distrações

Fazer uma pausa nos dispositivos digitais pode ser uma ótima alternativa para se   concentrar nas interações sociais.

Aumento da produtividade no trabalho

Menos distrações melhoram o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Permanecer conectado por muito tempo torna difícil estabelecer limites entre os momentos de lazer e trabalho.

Reduz o estresse

Para algumas pessoas, receber muitas informações durante o dia  pode ser estressante. Desconectar e concentrar em atividades de autocuidado produz impactos positivos imediatos.

Constrói novas relações

Com a redução do tempo de exposição às telas sobra mais tempo para estabelecer conexões reais e mais duradouras.

● Melhora o sono

Muita tecnologia e tempo em frente a tela antes de dormir diminuem a quantidade e qualidade do sono.


Quais as orientações para aplicar o detox?

Aplicar essa forma de autocuidado dependerá da personalidade e objetivo de cada um.
Um detox digital pode incluir diferentes formas de desconexão, o afastamento total de todos os dispositivos digitais incluindo televisão, smartphones, computadores e redes sociais, ou um detox que restringe o uso de dispositivos específicos.

Ausência digital total: tentar afastar-se de todos os dispositivos por um curto período de tempo

Utilização ocasional: escolha um dia da semana para ficar sem acesso aos meios digitais.

Dispositivos específicos: ideal para uma rede social ou aplicativos que tomam muitas horas do dia.

Dicas para um detox digital bem-sucedido

Defina limites de tempo e distanciamento dos dispositivos
Um elemento essencial do detox é a definição de limites de tempo de uso, sessões intercaladas durante o dia com duração de 20 minutos cada uma. Além disso, é interessante manter os eletrônicos fora de alcance enquanto estiverem recarregando a bateria. 

Utilize os dispositivos com um propósito
Grande parte do tempo online é gasto em dispositivos sem finalidade, também ocupa um tempo que poderia ser gasto com relações verdadeiras. Antes de utilizar um dispositivo é necessário questionar “qual a utilidade deste dispositivo para minha vida?”

Desconecte-se na hora de dormir
A grande quantidade de luz das telas não é a única coisa que atrapalha o sono. A exposição a muitas notícias e mídias sociais fazem com que os pensamentos fiquem voltando à memória a cada tentativa de dormir. Use o modo noturno e mantenha o smartphone afastado pelo menos uma hora antes de dormir.

Desative as notificações
Um jeito simples de resistir a tentação de acessar os eletrônicos a cada notificação recebida. As notificações push são projetadas para chamar a atenção e fazer pensar que algo precisa urgentemente de atenção. Ative as notificações apenas de pessoas e aplicativos importantes.

Ficar a parte do meio digital pode parecer estressante e desconfortável. Apesar disso, o detox digital pode tornar-se uma experiência gratificante, que ajuda a entender melhor nossa relação com os dispositivos digitais e alerta para outras atividades e experiências mais concretas

 

 

Compartilhe esta publicação