Dicas de Verão – Trilhas em Florianópolis

Quer melhor contato com a natureza do que uma trilha? As trilhas proporcionam desvendar cada pedacinho de terra que, em alguns casos, foram pouco explorados. Além, é claro, de proporcionar momentos de diversão unidos a belas paisagens. Em Florianópolis você encontra trilhas que agradam dos novatos aos mais experientes.

Para quem não está acostumado com atividades físicas, as trilhas da Costa da Lagoa e Gravatá. Aos que preferem um pouco de desafio a Trilha da Barra – Praia da Galheta, Naufragados e Morro das Aranhas são boas opções. E para os atletas de plantão, Lagoinha do Leste e Saquinho podem ser uma grande aventura!

Um pouco de cada.

TRILHA COSTA DA LAGOA

Trilha bem marcada, entre a Mata Atlântica e a Lagoa da Conceição, é ideal para quem não quer enfrentar penhascos e desfiladeiros. Sua partida é no Canto dos Araçás, próximo ao centro da Lagoa da Conceição.

Do ponto mais elevado pode-se avistar uma paisagem inesquecível: uma panorâmica das dunas da Praia da Joaquina, da Lagoa em toda sua extensão, da Reserva Ecológica do Rio Vermelho, do Morro da Barra da Lagoa e da Ponta da Galheta.

Vá preparado! A trilha não apresenta dificuldades, porém é bastante extensa.

Na Costa da Lagoa, ao final da trilha, está a cachoeira com piscina para banho. Já na enseada, encontram-se bares e restaurantes excelentes, com decks sobre as águas da Lagoa da Conceição.

Para voltar, pega-se um barco que desembarca no trapiche do Centrinho da Lagoa, depois de cerca de uma hora de viagem pela lagoa. Essas embarcações fazem o transporte diário.

TRILHA BARRA DA LAGOA – PRAIA DA GALHETA

A trilha Barra-Galheta tem início logo após a ponte pênsil sob o canal da Barra da Lagoa. Sua duração é de, aproximadamente, 2 horas e apresenta um grau médio de dificuldade, podendo, em alguns trechos, desaparecer sob a vegetação.

São aproximadamente 20 minutos até chegar ao topo, onde está localizado o Farol da Barra da Lagoa. A cerca de 200 metros de altura, tem-se uma vista privilegiada da Praia da Barra, a Lagoa da Conceição e a Reserva Ecológica do Rio Vermelho.

No local conhecido como Pico da Bandeira, bem no topo da cadeia de morros, percebe-se toda a trilha até a Galheta. A partir deste ponto, é só seguir pela trilha sinuosa até a praia.

LAGOINHA DO LESTE

Considerada por muito turistas a praia mais bonita da Ilha, a Lagoinha impressiona os visitantes com sua beleza, seu ar selvagem e seus mistérios. Praia de mar aberto e águas cristalinas, localizada no Sul da ilha, a praia fica espremida entre dois costões formando uma pequena enseada de pouco mais que um quilometro. Acompanhando a praia há uma lagoa de águas quentes e escuras que se esconde atrás da restinga e dá nome ao lugar.

Mesmo isolada, a Lagoinha recebe muitos visitantes no verão. Sua trilha é de dificuldade alta e ao mesmo tempo uma das mais conhecidas. Uma das opções para se chegar à Lagoinha do Leste é pela Praia do Matadeiro, voltando pelo Pântano do Sul. Assim, enfrenta-se o trecho mais pesado primeiro, deixando para a volta, quando se está mais cansado, o Morro do Pântano do Sul. A praia é perfeita para acampar, pois além da beleza conta com bastante sombra e água potável, junto ao costão direito.

É importante estar bem preparado para uma trilha. Portanto, utilize roupas adequadas, sapatos confortáveis e fechados, leve alimentos energéticos de pouco peso e volume (não carregue alimentos que não suportam muito calor ou umidade), chapéu ou boné e óculos escuros. Não deixe nada pelo caminho. Respeite a natureza! Ah, e verifique a Previsão do Tempo!

Compartilhe esta publicação