Dicas e inspirações para uma cama impecável

A cama é elemento central do quarto. Ao contrário do que muitos pensam – e talvez justamente por isso -, ela deve ser arrumada todos os dias sim. É uma questão de organização, mas também de sensação de conforto e aconchego. Uma cama bem arrumada te convida a deitar e relaxar, não é verdade?

Pensando nisso, separamos alguns truques bem práticos para que arrumar a cama pela manhã deixe de ser um bicho de sete de cabeças e se torne, enfim, um hábito em sua rotina. Vamos lá?

Passo a passo para arrumar a cama perfeita

 

  • Passo um: invista em um bom lençol de elástico. Ele vai garantir que o tecido fique esticadinho. No dia a dia, logo após levantar, faça deste o primeiro passo: dar aquela esticada no lençol.
  • Passo dois: arrume o sobre lençol em cima do colchão deixando na área dos travesseiros aquela dobra que “vira” depois. Aqui também é importante deixá-lo bem esticadinho, evitando marcas.
  • Passo três: agora entra a manta, colcha ou edredom. Da mesma forma que o sobre lençol, estique bem evitando as marcas e faça a dobra do lençol por cima dele. Tente distribuir as sobras de forma uniforme pelas beiradas da cama.
  • Passo quatro: ajuste rapidamente as fronhas e capas e distribua os travesseiros e almofadas sobre a cama.

Cama de capa de revista

Para chegar nesse resultado, primeiramente invista em roupas de cama de qualidade, que terão durabilidade a cada lavagem e, também, tragam personalidade para o quarto. Depois, alguns elementos são fundamentais:

Travesseiros

Para que a cama seja realmente imponente, invista nos travesseiros e almofadas. Nesse caso, mais é mais mesmo. Uma média de sete elementos já vão trazer resultados para a decoração, sendo: dois travesseiros de apoio em pé, dois travesseiros para dormir, duas almofadas e mais uma almofada central.

Mantas decorativas

As mantas, além de ajudarem quando o clima esfria um pouco, também servem como elemento decorativo. Você pode usá-las de algumas formas diferentes. Esticadas sobre todo o colchão, com a dobra feita na metade da cama. Dobrada quatro vezes até ficar como um retângulo fino e esticada aos pés da cama. Ou então dobrada desta mesma forma só que exposta na diagonal.

Os tecidos para as mantas são variados e a escolha vai depender da decoração do seu quarto. Mas vale citar que as mantas em crochê (especialmente com pontos grandes) estão super na moda e trazer uma sensação de conforto para o ambiente.

Saia para cama box

Quem tem cama box sabe que a aparência da base geralmente não é das mais agradáveis. Por isso, investir em uma saia vai fazer com que seu quarto fique mais elegante e a cama mais atrativa.

A primeira dica é comprar aquela que seja exatamente do tamanho da sua cama. Depois, opte por modelos que combinem com seus jogos de cama. Nem sempre a saia deve ser exatamente da mesma cor do lençol, mas deve, necessariamente, combinar com algum outro elemento que esteja exposto sobre a cama.

Dicas de ouro

A primeira dica é: você pode usar a colcha totalmente dobrada por baixo do colchão, caso sua cama não seja box. Isso vai dar um efeito elegante para a decoração, apesar de exigir um pouco mais de esforço.

A segunda é borrifar água perfumada sobre tudo para deixar o quarto com aroma de roupa limpa. As marcas mais conhecidas de cama, mesa e banho possuem diversas opções de aroma.

Tendência de decoração

Para fechar, vale lembrar que hoje está em alta fazer um mix de texturas nos elementos que vão compor sua cama. Não precisa ser tudo da mesma cor, você pode usar uma paleta de tons – que pode ser inclusive a do quarto – e decorar a cama com diversos deles.

Por exemplo, combinar a cor do lençol com um par de travesseiros. Depois a cor da colcha pode ser a mesma dos travesseiros de apoio e a almofada central pode contrastar com tudo.

Libere sua imaginação e use e abuse da criatividade.

Gostou das nossas dicas para uma cama perfeita? Então compartilha com quem, assim como você, aprecia uma casa organizada e bem decorada.

Compartilhe esta publicação