Dicas para decorar banheiros

Quando pensamos sobre a reforma ou decoração de um imóvel, muito provavelmente o banheiro não é o primeiro ambiente que vem à mente. E por ser um local que deve proporcionar praticidade e organização, não sendo exatamente de convivência, ele pode acabar sendo deixado em segundo plano. 

Porém, esta que parece uma tarefa simples, pode não ser tão fácil assim. Afinal, apesar de geralmente ser o menor cômodo da casa, ele é o responsável por abrigar diversas tarefas e demandas do nosso dia a dia. E assim, pensá-lo de forma que atenda a tudo isso e ainda seja confortável e aconchegante, pode ser um desafio. 

A organização do espaço é imprescindível para que todas as necessidades rotineiras sejam atendidas de forma funcional, e o visual  é capaz de trazer, também, a vida e a fluidez desejadas. Portanto, trouxemos algumas dicas para que você tenha êxito na hora de decorar o seu banheiro.

Confira a seguir algumas dicas para decorar banheiros

Materiais naturais e plantas

Optar por materiais naturais e rústicos como madeira, pedras e bambus, trazem à tona simples sensações de conforto e acolhimento que desejamos ter nos ambientes da casa, e em especial neste.

E plantas são sempre bem-vindas em qualquer lugar. Mas é importante optar por aquelas que tenham maior resistência à umidade, já que o banheiro é um ambiente de muito vapor. Por exemplo, a babosa, o lírio-da-paz e a espada-de-são-jorge.


Mármore

Entre as pedras utilizadas para o ambiente, o mármore é uma das mais procuradas e desejadas. Pois oferece diferentes cores e texturas, trazendo muita sofisticação e sendo mais frequentemente empregado em pisos e bancadas.

Papel de parede

É comum achar que papéis de parede nada têm a ver com a decoração de um banheiro, mas isso também é um engano. 

Hoje, muitas marcas e fabricantes os produzem com tecidos reforçados, e tecnologias que resistem à água e ao vapor, tornando-os uma excelente alternativa para decorar o ambiente e deixá-lo com um toque personalizado.

Armários

Como dissemos, a organização de um banheiro é parte importantíssima para proporcionar uma melhor experiência no dia a dia de quem irá utilizá-lo. E grande parte dessa responsabilidade recai sobre os armários.

Uma boa dica é recorrer às soluções em marcenaria, que oferecem diversas possibilidades de personalização e são capazes de aproveitar todo tipo de espaço.

Azulejos

Algo que tem sido bastante aplicado, é a utilização de azulejos misturados em um mesmo ambiente, principalmente em banheiros.

Dessa forma, é possível ousar nas cores, trazer a sua personalidade ao espaço e ainda delimitar áreas por meio de texturas, deixando tudo mais criativo de maneira simples.

E quando o assunto é a decoração de banheiros e lavabos, além das ideias já mostradas, temos algumas outras que se mostram como grandes tendências para o próximo ano.

Confira algumas tendências na decoração de banheiros

Madeira + Mármore

A junção desses dois materiais é também a junção do conforto visual e da sofisticação, criando uma composição elegante com textura diferenciada.

Banheiro selva

Como já ressaltamos, as plantas são bons artifícios decorativos naturais para qualquer ambiente, e no banheiro elas se tornam ainda mais importantes.

Porém, a ideia aqui é criar uma proximidade com a natureza investindo em um número maior delas, criando uma atmosfera verde e convidativa.

Marmorite e granilite

Esse tipo de revestimento, que é basicamente a união entre fragmentos e sobras de matérias-primas com uma liga de cimento, foi moda nos anos 1940 e promete voltar com tudo.

O marmorite utiliza como matéria principal o mármore, já o granilite tem como base o granito, e ambos vêm como grande tendência para as próximas temporadas.

E você, o que acha de reformar e redecorar o seu banheiro? Com tantas possibilidades e tendências incríveis no mercado, opções para renovar não faltam!

Compartilhe esta publicação