Dicas para decorar a sua mesa de jantar durante o Natal

Montar uma mesa de Natal envolve muitos aspectos além de um visual agradável. A decoração pode ser funcional, para que os convidados tenham uma refeição agradável e não sintam falta de algum item. Apostar em uma apresentação feita com carinho pode ser a receita para tornar esse momento mais encantador.

A mesa posta natalina traz a ideia de harmonizar objetos com os aparelhos de jantar. Essa tarefa parece complicada, mas com disposição e um pouco de tempo é possível colocá-la em prática. Selecionamos algumas sugestões para ajudar com essa tarefa.

Itens essenciais

Sousplat

O sousplat é um tipo de prato que fica sob todos os demais pratos. Esse item serve para impedir que a louça escorregue no momento da refeição e preencher a mesa como elemento decorativo. Quando os pratos são retirados da mesa, o sousplat preenche o espaço vazio e decora perfeitamente.

Guardanapo com anel

Além da funcionalidade, utilizar guardanapos com anel auxilia para que os itens não fiquem perdidos na mesa. O guardanapo precisa ficar sobre o prato ou à esquerda dele, combinado com o anel confere elegância para a decoração.

Os guardanapos de tecido são mais indicados por terem maior poder de absorção, como os fabricados em linho, algodão e cetim.

Toalha

Utilizar toalhas na mesa é opcional, contudo esse item protege de acidentes com a comida. Entre as opções estão a toalha de mesa, jogo americano e caminho de mesa. As toalhas ajudam a padronizar e decorar a mesa para deixá-la mais atrativa.

Talheres

Os talheres podem estar organizados da seguinte forma: facas e colheres de sopa ao lado direito, garfos do lado esquerdo e talheres de sobremesa acima do prato.

Louça

As louças vão muito além de acessórios essenciais, elas são um charme a mais na hora de decorar a mesa. Louças temáticas, com cores neutras ou coloridas conferem um toque todo especial.

Decoração

Arranjos florais, castiçais e velas tornam a mesa posta muito mais bonita e atrativa. Solte a sua imaginação e aposte em objetos temáticos para entrar no clima festivo natalino. 


Detalhes metálicos

Elementos em prata, tons de dourado, madrepérola e cristal podem trazer mais brilho para a mesa. Ficam harmônicos sobre uma superfície em tons escuros ou claros, o brilho desses materiais e acabamentos agrega sofisticação. Esse estilo de composição traz originalidade para a mesa, sem a aplicação do tradicional tom de vermelho.

Paleta de tons claros para o dia

Embora não exista uma regra fixa, optar por tons claros para uma decoração durante o dia traz a sensação de uma atmosfera harmônica. Itens em branco ou creme, cristal  transparente e enfeites na mesma linha.

 

A aplicação de arranjos e velas são uma tendência atemporal, esses elementos além de decorar proporcionam aromas suaves e a sensação de aconchego que o momento pede.

Cores profundas para a noite

Azul escuro, vermelho, preto e cinza são ideais para decorar a mesa com sofisticação e delicadeza durante a noite. Os tons metálicos ganham um contraste único, quando combinados com a toalha na cor azul turquesa, trazendo mais modernidade para a mesa posta.

 

Mesclando elementos naturais a decoração

Para mesas mais robustas, é interessante aplicar uma toalha de centro, de forma que a superfície fique visível. O centro preenchido com frutas deixa a mesa mais bonita e natural, para aromatizar invista em ramos curtos, pinhas e alecrim.

A escolha pelo sousplat de madeira confere um estilo mais rústico e aconchegante ao ambiente. A proposta traz texturas autênticas com detalhes naturais que remetem à essência do Natal, celebrar as coisas simples da vida.

Mesa Monocromática

O visual monocromático é sinônimo de elegância, independente do estilo de mesa posta. Nesta proposta, por exemplo, a cor preta foi a inspiração para selecionar as peças, aparece em diferentes tons e traz a sensação de profundidade.

Salão de Festas

O salão de festas é um ambiente muito usado para celebrações ao longo do ano. Por que não também aproveitá-lo durante a ceia de Natal?

Afinal, espaços como esse são altamente funcionais, simplificam a vida de anfitriões e convidados, além de tornar a decoração natalina mais bonita e organizada.

Em salões de festas, uma sugestão interessante é optar por itens que harmonizem com a mobília do espaço. Itens decorativos em tons mais neutros e evitar excessos no momento de compor a mesa posta.

 

eStúdio Central

Atlantique Residence

Para criar uma decoração funcional e harmônica em salões de festa, a alternativa está em investir no estilo mais minimalista. A paleta de cores cinza, marrom, branco e preto conferem uma atmosfera elegante, ideal para quem busca um design mais sofisticado para a época natalina.

Uma das vantagens de montar a mesa de Natal no salão de festas é a praticidade que o ambiente proporciona. Assim não há preocupação com a falta de espaço, além da segurança em contar com uma estrutura específica para essas ocasiões. 

K-Platz Residence

Cada detalhe colocado na mesa representará o quanto esse momento é importante para você. Arrumar e decorar a mesa é apenas a primeira etapa para receber as pessoas queridas durante a ceia. Aproveite as sugestões para inspirar-se em cada momento da decoração, afinal cada detalhe pode tornar a ceia mais especial e trazer encantamento para os convidados. 

Compartilhe esta publicação