Dicas para deixar a casa mais aconchegante no inverno

Com a chegada do frio vem também aquela vontade de passar mais tempo em casa, aproveitando cada cantinho dela e o aconchego que só o nosso lar tem. Ainda que por aqui, em terras brasileiras, o inverno não tenha temperaturas tão baixas quanto em outras partes do mundo, é importante fazer algumas mudanças nos ambientes para deixá-los mais aconchegantes e poder aproveitá-los da melhor forma possível.

É importante prestar muita atenção aos detalhes, pois são eles que darão o clima certo para as noites de filme no sofá, aquela leitura relaxante ou um jantar romântico, deixando tudo muito confortável e convidativo.

Compartilhamos algumas dicas que farão toda a diferença. E caso você não queira redecorar toda a casa apenas para a estação, não se preocupe, pois pensamos em opções fáceis de colocar em prática.

Aposte em cobertores e mantas

Para estar sempre aquecido e manter a comodidade sem ter que se deslocar na hora daquele filme ou de outra atividade, vale a pena apostar em mantas e cobertores espalhados por vários ambientes da residência – na sala, no quarto e até na sacada.

Além de esquentar e trazer conforto, esses itens darão vida à sua decoração. Você pode variar cores e tecidos, combinando-os com a decoração dos ambientes. Algodão, malha, microfibra e até tricô ou crochê, o importante é se sentir completamente à vontade.

Tapetes: beleza e conforto térmico na medida certa

Os tapetes costumam ser utilizados em decorações de inverno por sua versatilidade para se adequar aos ambientes, pois eles podem ser dispostos de várias formas.

Se a ideia é, para além de decorar, trazer conforto e aquecer, estamos falando das peças certas para se investir. Com muitas variações entre tecidos, tamanhos e estampas, eles funcionam bem nos mais diferentes espaços da casa, como sala, corredores, quartos e até mesmo em banheiros e cozinhas.

A dica é pensar com cuidado onde se encaixarão melhor de acordo com tamanho, cor e estilo.

Iluminação quente confere mais aconchego

A diferença entre um ambiente frio e um quente pode estar, simplesmente, na iluminação utilizada, pois ela tem um apelo sensorial muito grande. Por isso, modificar as luzes é algo que deve ser levado em conta nesse estilo de decoração, não apenas por conta da estação fria, mas para criar aconchego o ano todo.

No caso das lâmpadas brancas, por exemplo, existem os tipos branco frio, branco neutro e branco quente. Esta última sendo a que melhor se adequa à estação e vai trazer o sentimento certo de conforto para você, criando ambientes mais aconchegantes.

Mas vale ressaltar que é preciso tomar certo cuidado nesse processo. Esse tipo de iluminação remete ao conforto e ao relaxamento, portanto não deve ser utilizada em ambientes que requerem foco e atenção, como escritórios, cozinhas ou lavanderias.

 

Abuse das almofadas

As almofadas são um item de conforto em qualquer situação, tornando-se ainda mais indispensáveis no frio. Ter muitas delas espalhadas pela sua cama ou sofá vai fazer com que você sinta ainda mais aconchego ao passar tempo de qualidade em casa.

E esta é a hora de se valer de diferentes cores, estampas, tecidos e texturas. Use cores vivas, combine-as e abuse da criatividade para se sentir o mais acolhido possível.

Que tal já começar a se preparar para o inverno? Agora é o momento de utilizar as dicas e botar a mão na massa. O frio está chegando e você certamente vai querer aproveitá-lo da melhor maneira.

Compartilhe esta publicação