Dicas para trabalhar home office

O trabalho home office é cada vez mais comum no Brasil. Esta é a realidade não apenas para funcionários, mas também para milhares de empreendedores que tocam seus negócios sem precisar deixar o lar.

No entanto, com a pandemia do COVID-19, conhecido como coronavírus, trabalhar em casa se tornou uma obrigação para milhares de brasileiros que agora enfrentam a quarentena.

Apesar de oferecer facilidades, se engana quem pensa que só existem benefícios nesta modalidade de trabalho. Para alcançar resultados, é preciso comprometimento e produtividade, especialmente em um período de incertezas e riscos como o atual.

E para te ajudar a ser mais produtivo nessa fase de quarentena, separamos algumas dicas.

Como manter a produtividade trabalhando home office?

#1. Faça uma boa gestão de tempo

Um erro comum cometido por quem começa a trabalhar home office é não conseguir controlar de forma correta o seu tempo. Pelo fato de estar dentro de casa, acaba acreditando que não precisa de uma agenda, que pode ter horários flexíveis e que desta forma o trabalho vai funcionar da mesma forma.

Na verdade, não é bem assim. Para garantir uma rotina produtiva durante a quarentena, o ideal é que você inicie e finalize sua jornada sempre na mesma hora que fazia na empresa.

#2. Garanta uma comunicação eficaz com sua equipe

Seja através de um grupo no whatsapp, videoconferências ou mesmo uma troca ágil de e-mails, o importante é que você esteja sempre atento às demandas de seu time e não perca tempo para respondê-las.

Imagine que se no escritório a comunicação acontece em tempo real, no home office não pode ser diferente.

#3. Programe-se no dia anterior

É importante sempre ter em mente o que você vai fazer no dia seguinte. De certa forma, com isso, você já condiciona sua mente para as atividades que devem ser realizadas.

Tente deixar seu dia programado, especialmente se você vai estar com as crianças em casa por conta da quarentena. Assim, você define as atividades para elas, de forma que não influencie na sua produtividade de trabalho.

#4. Mantenha seu espaço de trabalho organizado e higienizado

Higienize diariamente o seu mouse, teclado, bancada e celular com álcool 70%. É importante manter a higiene dentro de casa. E se você está trabalhando no escritório do condomínio, os cuidados devem ser redobrados.

Quando falamos em organização, pode acreditar: a ordem de sua mesa de trabalho influencia e muito em sua produtividade. Por exemplo, imagine que você precise de um documento importante e não sabe onde ele está. Quanto tempo irá perder procurando?

Além disso, um espaço de trabalho bagunçado é visualmente estressante, o que pode, de forma inconsciente, diminuir seu rendimento e a sua motivação ao longo do dia.

#5. A técnica Pomodoro pode ajudar a manter o foco em meio a notícias negativas

É normal querermos nos manter informados sobre as notícias a respeito do coronavírus – e isso pode tirar nosso foco das atividades do trabalho.

Se você ainda não conhece a técnica Pomodoro, saiba que ela pode ajudar bastante. Consiste basicamente em realizar suas tarefas em blocos de 25 minutos de trabalho e cinco minutos de descanso.

Enquanto estiver nos blocos de 25, foque totalmente no que tem que ser feito. E-mails, telefone, idas ao banheiro, tudo deve ser feito nos intervalos de cinco minutos.

Após três intervalos de cinco minutos, faça um com 15. E repita essa ordem sucessivamente até encerrar todas as atividades do dia. Para te ajudar, existem hoje, inclusive, apps que você pode instalar em seu computador e que vão cronometrar este tempo.

#6. Esteja inserido em um ambiente que favoreça a produtividade

Boa iluminação, ventilação, mesas e cadeiras confortáveis e silêncio. Estes são os requisitos básicos para trabalhar em casa. Não acredite que seu trabalho vai render caso você esteja sentado desconfortavelmente na mesa da cozinha com pessoas te interrompendo a todo o momento.

O ideal é que você encontre um ambiente que te forneça todos os itens acima, para que consiga ser produtivo e obtenha os resultados esperados de seu trabalho durante a quarentena.

Home offices mobiliados e decorados

A WKoerich oferece apartamentos decorados, além de “Mobiliados & Equipados”, prontos para morar. Com ambientes assinados por experientes e renomados profissionais, eles são sinônimo de praticidade, sofisticação e personalidade, ideais para quem busca soluções inteligentes aliadas à qualidade de vida e conforto.

Os projetos são pensados para atender às necessidades dos moradores, incluindo o trabalho remoto, contando com espaços apropriados para home office.

Conheça alguns home offices presentes em nossos empreendimentos:

Decorado do Atlantique Residence

Mobiliado & Equipado do eStúdio WOK

Decorado do K-Platz Residence

Confira mais sobre os diferenciais dos projetos da WKoerich!

Compartilhe esta publicação