Dicas para uma decoração minimalista

Nesse tipo de decoração os elementos carregados e acessórios em excesso são substituídos por objetos mais práticos e móveis com funções bem definidas. O minimalismo é um estilo originário da arte, e que voltou a tornar-se popular no design e arquitetura. 

A simplicidade e a funcionalidade são elementos indispensáveis para a construção de um ambiente minimalista. O mobiliário que faz parte desse tipo de decoração precisa oferecer funcionalidade e ser versátil, sendo substituído por menos objetos dentro dos cômodos. 

A decoração minimalista é feita com poucos objetos, mas isso não significa abrir mão de muitos bens materiais e sim de saber como aplicá-los de forma equilibrada e harmoniosa dentro do projeto arquitetônico. O ideal aqui é dispensar o que não é utilizado para criar a atmosfera de conforto necessária ao minimalismo.

Confira dicas para uma decoração minimalista em diferentes cômodos.

Sala de estar

Ter um sofá confortável e aconchegante é muito importante para a sala, e caso sejam necessários mais acentos torna-se interessante investir em poltronas, pela maior facilidade em acomodá-las do que um sofá de tamanho grande. As mesas de centro também podem ser incluídas na decoração minimalista, proporcionando mais espaço para os visitantes  ocuparem a sala de estar.



Os tapetes atuam não somente na decoração, como também conferem ao cômodo maior sensação de conforto. A aplicação de tapetes lisos com paleta de cores neutras como branco, preto, marrom, cinza ou tapetes com formas geométricas funcionam muito bem no estilo.

Esse tipo de composição proporciona a sensação de tranquilidade e sofisticação, por isso encaixa-se bem com  ambientes de descanso, áreas comuns e locais de trabalho.

Na sala ainda é possível utilizar quadros, vasos e até esculturas, desde que tenham um toque mais moderno e não pesem na decoração.

Cozinha

O ideal para este ambiente é investir em uma paleta de cores neutras e claras para decorar, cores como branco, marfim, creme e até cinza mais claro. Tons que são aconselháveis para conferir à cozinha um ar minimalista. Esse estilo de decoração combina com cozinhas pequenas, no qual se tem pouco espaço e é preciso aproveitá-lo de maneira consciente.

A iluminação desse ambiente é parte essencial para ser criada uma estética limpa. Se houver janelas é importante aproveitar a luz natural para o cômodo, caso não seja possível uma alternativa interessante é a utilização de luminárias, spots e fitas de LED. Pontos de luz valorizam espaços como a cozinha, dessa forma a pouca exposição de utensílios é compensada  além de facilitarem as atividades.


eStúdio Oceano

Uma dica importante refere-se a pouca utilização de objetos decorativos, porém isso não é uma regra fixa e caso queira pode-se apresentar uma ou outra peça, sem exageros. A aplicação de algumas plantas é uma excelente forma de trazer frescor e delicadeza para o espaço.


eStúdio WOK

Quarto

Por ser essencial em momentos de descanso, o quarto deve ser um espaço visualmente clean, proporcionar praticidade e sensação de tranquilidade. Para isso, o foco do cômodo precisa ser a cama, com apenas mesas de cabeceira ou peças que sejam funcionais – um recamier lateral pode ser usado para apoiar objetos.

Para garantir mais espaço no quarto pode-se investir em mobiliário planejado que facilite a organização e destaque as funções que o cômodo deve oferecer, momentos de descanso e relaxamento.

Aproveite as dicas de como aplicar a decoração minimalista para conferir mais beleza e organização ao seu lar.

Conheça também o conceito Japandi, um estilo de decoração que busca valorizar a simplicidade e o conforto de cada espaço. 

Compartilhe esta publicação