Equilíbrio físico e mental com a meditação

Rotina, excesso de trabalho, filhos, trânsito, amigos, e relacionamentos tomam conta do nosso dia a dia. Estamos cada vez mais agitados, estressados e deprimidos. Para encontrar o equilíbrio físico e mental, umas das técnicas é a prática da meditação. Ela requer autocontrole, foco e concentração.

Pesquisas comprovam que a meditação faz muito bem à saúde.  Nossa mente não consegue mais suportar as pressões. Nosso bem-estar emocional está cada vez mais compreendido como um fator crucial na prevenção de doenças. É preciso acalmar os pensamentos e ter condições de tomar decisões importantes com mais tranquilidade ou simplesmente experimentar um momento exclusivamente de relaxamento.

Separamos alguns benefícios que a meditação pode proporcionar:

·Meditar está deixando de ser uma prática restrita à turma “zen” para se tornar uma opção para quem quer viver mais e melhor. Passamos muito tempo da vida cuidando do mundo externo, enquanto que devemos reservar um tempo do dia para o autocuidado.  As técnicas meditativas podem ter como meio de concentração ritmo respiratório, sons, objetos, movimentos e visualização de imagens. Não é preciso meditar apenas sentado, existem técnicas de meditação ativa que podem ser realizadas andando.

·Uma das maiores vantagens da atividade é promover o relaxamento físico, mental, emocional e metabólico. Durante a sessão, o organismo consome 17% menos oxigênio, o ritmo cardíaco diminui e as ondas cerebrais alcançam uma frequência lenta e benéfica. Isso significa que o organismo entra em um estado de repouso, baixando a ansiedade e favorecendo o sistema nervoso.

·A meditação é eficaz para acalmar os pensamentos. Ao meditar, o cérebro consegue processar os pensamentos mais devagar, com mais facilidade, ao invés daquele turbilhão de coisas que passam pela cabeça. A consequência é mais foco para fazer as suas tarefas. Pensamentos negativos, além de atrapalhar a sua vida, podem desencadear doenças como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Além disso, a meditação pode levar à melhora clínica de diversas doenças, sejam elas psicológicas ou fisiológicas, reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, principalmente as que acometem o coração, o cérebro e as artérias.

·Estudos realizados afirmaram que a prática regular promove benefícios fisiológicos no cérebro, como a reconstrução da massa cinzenta, tornando os tecidos cerebrais mais fortes e espessos. Muitas vezes a fadiga física começa no cérebro, por causa do excesso de preocupações e pensamentos. E é aí que entra a meditação. Além de relaxar, torna a mente mais alerta, pois  faz um tipo de “limpeza” no cérebro. Especialistas afirmam que meditar logo de manhã torna a mente mais alerta e ativa do que tomar uma xícara de café. Por isso, antes do café da manhã, tente meditar por 10 ou 15 minutos. Você se sentirá mais relaxado, mais calmo e com mais energia para o dia.É muito importante que você reserve um momento do seu dia, mesmo que seja apenas 15 mim. Uma das nossas sugestões é procurar um ambiente tranquilo, com uma vista linda, onde você inicia observando o mundo a sua volta e termina totalmente concentrado em você. Viva da sua maneira esses momentos e recupere sua energia.

Compartilhe esta publicação