Exposição A Vida e a Cultura em São José

Com o objetivo de divulgar a cultura de São José, a W Koerich Imóveis montou no K-Platz Mall uma belíssima exposição com fotos e peças em olaria – onde retratam a história, os costumes e toda a religiosidade do município. São José é um município que tem sua força na colonização açoriana, entretanto, as práticas culturais em São José se desenvolveram de modo único, de forma que as heranças luso-açorianas sofreram adaptações e se integraram às heranças afro-brasileiras, indígenas e germânicas também presentes na cidade.

O conjunto de obras expostas é originário da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, fundada em 30 de novembro de 1992, com a finalidade de recuperar, valorizar e repassar técnicas de uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura de Santa Catarina: o exercício do ofício de oleiro é executado e preservado no espaço que consiste nas técnicas e domínios sobre o barro. O ofício é reconhecido como patrimônio cultural imaterial de São José, materializando o saber, a religiosidade, as brincadeiras, a cultura, a arte e a técnica das heranças culturais dos oleiros presentes no município.

A exposição fotográfica é um trabalho de diversos olhares sobre a cidade, dos fotógrafos Alessandro Bastos e Zé Roberto e também um trabalho do Sebrae com o resgate da história e das lembranças do município. O projeto “Um Olhar Iconográfico de São José” é uma demonstração em imagens dos ícones josefenses mais representativos – uma ferramenta para valorizar e transmitir a sua cultura. A seleção dos ícones representados na publicação foi feita a partir de três temas relacionados à atividades do cotidiano de São José: habitar, produzir e conviver. Para cada ícone, foram dados grafismos, cores, textos e fotografias.

K-Platz Mall
A. Presidente Kennedy, 606 – Campinas, São José

Horários: 07h30 às 22h

Compartilhe esta publicação