Florianópolis é a melhor cidade do Sul para viver

Quanto maior a cidade, maiores os salários e melhores os serviços, certo? Nem sempre! Dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), referência usada para medição de qualidade de vida de uma região, mostra que os cinco melhores municípios para se viver no Brasil possui menos de 500 mil habitantes. O IDH é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

Com mais de cem praias espalhadas por cerca de 440Km², paisagens exuberantes e um dos principais polos turísticos do Brasil, Florianópolis ocupa a 3º posição Nacional do IDH brasileiro e o 1º lugar da região Sul. A expectativa de vida ao nascer aqui é de 77,4 anos, renda per capita ao mês de quase R$ 1.800 e os bons indicadores de educação com mais de 70% dos jovens entre 15 a 17 anos têm o ensino fundamental completo fazem da cidade a terceira no ranking geral do Brasil.

Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

 

Compartilhe esta publicação