Florianópolis recebe a exposição Gaudí, Barcelona 1900

A Koerich Imóveis é apaixonada por arte e claro, arquitetura. Por isso, gostaríamos de fazer um convite especial – Nossa cidade foi escolhida para ser a primeira cidade no Brasil a receber a exposição, Gaudí, Barcelona 1900. A exposição, que foi aberta ao público no dia 27 de agosto, segue até 30 de outubro dentro do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e traz a obra desse artista ícone, onde desenvolveu uma estética moderna única, que marcou a cidade de Barcelona e transcendeu o tempo.

Para entender a densidade da obra de Gaudí é preciso entender o contexto cultural que ele viveu e como isso repercutiu em sua criação. A obra é inventiva porque leva para dentro do Museu o universo artístico de Barcelona na virada do século 20, uma das épocas mais prósperas do Mediterrâneo, com obras de artistas que simbolizaram o luxo burguês do modernismo catalão.

É inventiva também, porque apresenta detalhes a partir da perspectiva de dentro do olhar do arquiteto. Para Gaudí, as maçanetas das portas e os detalhes ínfimos da mobília eram tão importantes quanto à fachada e o processo de criação dele. A exposição soma 71 trabalhos em peças, dos quais 46 são maquetes (quatro em escalas monumentais) e 25 objetos e mobiliário.

Depois de 30 de Outubro, a mostra segue para São Paulo e Brasília. A vinda das obras é graças à parceria do Masc com o Instituto Tomie Ohtake, que no ano passado trouxe para a cidade exposição inédita de outro ilustre catalão, Joan Miró (1893-1983). Tem o patrocínio da Arteris e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Não perca essa importante exposição na cidade.

Serviço:

Exposição Gaudí, Barcelona 1900

Quando: 27/8 a 30/10 (de terça-feira a domingo, das 10h às 21h)

Onde: Masc, no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)

Quanto: R$ 10 / R$ 5 (meia). Gratuito às terças-feiras

Compartilhe esta publicação