Food hall: conceito ganha força no Brasil

Brasileiro ama comer fora de casa, fato que impulsiona no país o crescimento e o sucesso de empreendimentos de diversos estilos no setor de gastronomia. Um conceito que está em ampla ascensão é o “food hall”. Inspirado em espaços gastronômicos internacionais, ele não é simplesmente um mercado e está longe de ser uma praça de alimentação. O conceito é amplo e tem agradado muito o paladar e o estilo de vida do brasileiro.

O que é um Food Hall?

É um espaço gastronômico que abraça conceitos voltados ao trabalho artesanal e à vertente gourmet de pratos e bebidas. Pode ser um espaço focado em um estilo específico de cozinha – como o Eataly, de São Paulo, especializado na gastronomia italiana -, ou diversos estilos.

Os food halls geralmente funcionam em pontos comerciais espaçosos em endereços privilegiados. Afinal, a ideia não é que as pessoas desfrutem somente dos pratos e drinks que são servidos ali, mas também do espaço como um todo – que geralmente conta com projetos arquitetônicos modernos e aconchegantes. Esta é a grande diferença para as praças de alimentação, que geralmente estão focadas em franquias e redes e instaladas em espaços de alta e rápida de circulação.

Além de contar com diferentes opções de restaurantes de qualidade no mesmo local, o food hall geralmente também conta oferece espaços para a comercialização de produtos de alta qualidade para quem gosta de se aventurar na cozinha, como empórios.

Food Halls famosos no mundo

O conceito é relativamente novo no Brasil, mas mundo afora já existem diversos espaços que chamam a atenção pela variedade e qualidade da comida. Confira alguns entre os mais famosos:

Chelsea Market

Um dos mercados com maior variedade do mundo e localizado em um antigo armazém de Nova Iorque, o Chelsea oferece de comida alemã à japonesa, passando pela marroquina, indiana, chinesa e tudo o mais que você imaginar. Uma de suas curiosidades é que foi lá que nasceu o famoso biscoito Oreo.

Mercado Roma

Localizado na Cidade do México e com uma arquitetura interessantíssima, este mercado gastronômico tem como objetivo principal dar espaço para produtores locais e os ingredientes saudáveis.

La Centrale Miami

Como o Eataly, este centro gastronômico de três andares tem como foco a cozinha italiana. Localizado no Centro de Miami, na Flórida, o espaço conta com mercado, restaurantes, bares e gelaterias.

Great Food Hall

Apesar de estar localizado em Hong Kong, nem só de peixe vive este food hall. Por lá é possível encontrar uma ala inteira especializada em queijos, além de restaurantes e itens para a cozinhar em casa.

K-Platz Markt, o charmoso food hall da Grande Florianópolis

Se você mora na Grande Florianópolis ou está a passeio na região e ficou morrendo de vontade de desfrutar seu tempo em um local assim, saiba que ele já existe por aqui. O K-Platz Markt, localizado em Campinas, São José, o mais charmoso food hall de Santa Catarina. Ele integra o K-Platz Center, um inovador empreendimento mixed use (uso misto) que contempla tudo em um único lugar: moradia, escritórios, mall com serviços, auditório para eventos e food hall.

Inaugurado em junho deste ano, o K-Platz Markt oferece 11 diferentes opções de gastronomia, incluindo empório, boutique de macarons, cervejaria, hamburgueria e focacceria italiana.

 

Com arquitetura moderna e acolhedora, o espaço chega ao mercado com uma proposta de unir gastronomia e entretenimento. Ou seja, uma verdadeira experiência para quem é apaixonado por bons momentos!

Conheça o K-Platz Markt:
Av. Elizeu Di Bernardi, 50 – K-Platz Center – Campinas, São José
Horário de funcionamento:
Quarta a sexta: 17h às 22h⠀
Sábado: 11h30 às 22h⠀
Domingo: 11h30 às 20h

Compartilhe esta publicação