“Ikigai”, a filosofia japonesa que ajuda a encontrar propósito no trabalho

Se você ainda não conhece o Ikigai, talvez seja o momento de saber um pouco mais sobre ele. E, quem sabe, aplicá-lo na sua vida, pois é uma linha de pensamento que tem ganhado cada vez mais terreno no mundo corporativo e no dia a dia de profissionais de uma forma geral.

Esta filosofia é oriunda da ilha de Okinawa, no sul do Japão. Seu nome não pode ser traduzido de forma literal para a língua portuguesa, mas significa algo como “a razão de ser”, “a razão de viver”, “aqueles objetivos de vida que nos fazem levantar todas as manhãs” ou “nossa motivação profunda”. E todos eles definem bem o seu significado.

Okinawa é mundialmente conhecida por ter uma população que está entre as mais longevas do planeta, com mais de 20% dela já tendo alcançado os 100 anos de idade. O que seria um dos reflexos da filosofia Ikigai aplicada durante toda a vida dessas pessoas.

Mas agora pode ser que você esteja se perguntando o que tudo isso tem a ver com a vida de quem vive do outro lado do mundo, no Ocidente, e como isso poderia fazer sentido aplicado de forma prática nas nossas rotinas.

Um poderoso instrumento de autoconhecimento

A verdade é que muitos nem sempre estão completamente focados e satisfeitos com o local onde trabalham, o setor ou até mesmo a profissão escolhida. E isso faz com que ter um propósito e acordar todos os dias para honrar com os compromissos possa ser uma árdua tarefa.

Afinal, o objetivo de ter uma vida plena está quase sempre atrelado ao que se deseja e se vive profissionalmente, pois passamos a maior parte dos nossos dias trabalhando. Sendo assim, nada mais natural do que buscar um sentido para o que vivemos e desejamos viver.

E é justamente neste ponto que a filosofia Ikigai pode ser tão valiosa. Ela se mostra como um poderoso instrumento de autoconhecimento que tem o intuito de trazer propósito aos seus dias, te colocando como protagonista de cada momento vivido.

Tudo isso te motivando a encontrar um equilíbrio para ter mais êxito nas funções que você quer desempenhar, em todos os âmbitos da vida, mas que pode ser principalmente aplicado profissionalmente. Dessa forma, trazendo mais realização e felicidade no trabalho.

A Mandala Ikigai

A Mandala Ikigai exemplifica de forma imagética (por imagens) a correlação entre os principais aspectos abordados na filosofia. Assim, é possível proporcionar um melhor entendimento e humanizar cada ponto ali exposto, que faz referência ao que vivemos de fato. São eles:

O que amo fazer

A ideia aqui é se questionar a fundo sobre o que você ama fazer, talvez até buscando a resposta na sua infância, ou pensando ainda “o que eu faria mesmo se não fosse receber por isso?”.

O que posso fazer bem

Neste caso, devemos pensar de forma mais prática e objetiva, mais focado na vocação. Quais são suas habilidades? Seus pontos fortes?

O que posso ser pago para fazer?

Aqui a visão deve ser ainda mais realista, alinhando o que você sabe fazer com o que de fato você pode ser pago para fazer. Quais são as suas habilidades que outros estariam dispostos a te pagar para você desempenhá-las?

O que o mundo precisa

Finalmente, aqui a questão é mais abstrata, mas ainda assim pode ser pensada de uma forma que vá te ajudar a se alinhar com as outras. De que forma você pode ajudar o mundo, as pessoas à sua volta, sua comunidade?

Tendo respondido todas as questões, você estará mais perto de descobrir o seu propósito, buscando harmonia entre os quatro pontos da mandala.

As 10 leis Ikigai

As leis Ikigai complementam a filosofia e também proporcionam os alicerces para que se alcance o seu ponto de equilíbrio e o propósito de sua vida.

Nunca se aposente

Trabalhar deve ser sinônimo de fazer o que se ama, portanto, nunca uma obrigação. Ainda que diminua o seu ritmo com o passar do tempo, jamais deixe de fazer o que te move.

Tenha calma

O estresse pode ser um veneno para o corpo e a alma. Busque sabedoria, reflita e tenha uma vida mais tranquila.

Não exagere na comida

Comer demais pode levar a doenças e ao envelhecimento precoce. Mantenha-se saudável, alimente-se bem e coma apenas o necessário.

Esteja cercado de boas amizades

Bons amigos nos levam ao crescimento e trazem uma visão positiva da vida. Boas conversas e relacionamentos tornam a vida mais leve.

Esteja em forma para o seu próximo aniversário

Ter metas e prazos para cumpri-las são dois ensinamentos valiosos e que você deve aplicar na vida.

Sorria

Sorrisos sinceros fazem bem para a alma, a sua e as dos que estão à sua volta.

Reconecte-se com a natureza

Estar perto da natureza definitivamente recarrega as nossas energias. Portanto, ainda que vivendo em uma cidade grande, esteja sempre que possível próximo a ela.

Agradeça

Ser grato faz bem e isso se reflete nas nossas relações interpessoais, no trabalho e na vida. Agradeça sempre, agradeça por tudo.

Viva o momento

Foque no agora. Viver no passado ou no futuro não vai te trazer coisas boas. Aproveite cada momento vivido.

Encontre e viva o seu Ikigai

Busque sempre o seu Ikigai e o viva com paixão e intensidade.

 

A filosofia Ikigai tem como objetivo que você viva de forma plena, percebendo o melhor de cada situação, e se sinta bem com cada escolha feita. E agora que você a conhece melhor, o que acha de aplicá-la no seu dia a dia?

Compartilhe esta publicação