Iluminação LED em projetos arquitetônicos

A luz tem o poder de transformar qualquer ambiente, contribui com o bem-estar, é responsável pela percepção e sensação de espaço. Dentro desse processo, a iluminação de LED ganhou popularidade em projetos luminotécnicos e tem substituído as lâmpadas halógenas tradicionais.

Esse tipo de iluminação é mais duradoura, sustentável e de alta qualidade. O LED começou a ser utilizado por volta da década de 70, com apenas 3 opções de cores, desde então evoluiu para diferentes formatos e intensidades, tornando-se uma ferramenta essencial para a Arquitetura.

Confira os principais aspectos da iluminação LED em empreendimentos.

Um projeto luminotécnico pode utilizar a luz natural e artificial para iluminar cada espaço de acordo com as necessidades do usuário. Alguns fatores como função do espaço, quantidade de luz e nível de iluminância são considerados para maior conforto visual.

A iluminação de LED é uma tecnologia aplicada por arquitetos, e inclui luminárias, sensores, refletores, entre outros acessórios. Com a utilização do LED é possível obter uma grande quantidade de luz a partir de lâmpadas menores e discretas. 


Área externa do WOK

Principais formatos de LED

  • Fita
    A fita possui LEDs minúsculos que podem ser controlados em conjunto ou ligados ao mesmo tempo. Esse tipo de iluminação pode ser    encontrada em diversos formatos e cores.
  • Refletor
    O refletor pode ser aplicado em áreas externas e internas para criar efeitos de luz e cor. Por conta da sua alta potência esse formato fica perfeito em jardins, fachadas e espaços esportivos.
  • Spot
    O LED spot é uma tendência fortemente utilizada em projetos de arquitetura. Proporcionam uma iluminação sutil e direcionada, trazendo conforto ao ambiente. 
  • Luminárias
    O LED spot é uma tendência fortemente utilizada em projetos de arquitetura. Proporcionam uma iluminação sutil e direcionada, trazendo conforto ao ambiente.

Maior durabilidade

A redução do fluxo luminoso acontece em qualquer fonte de luz, porém o desgaste do LED é bem menor quando comparado a outras lâmpadas. Esse tipo de iluminação possui um tempo de vida útil de até 50.000 horas, durabilidade superior quando comparada às lâmpadas tradicionais.

Mais sustentabilidade

Uma desvantagem das luzes fluorescentes é o nível de poluição maior. Quando descartadas de forma errada, essas lâmpadas soltam mercúrio e fósforo, dois componentes altamente tóxicos para o meio ambiente.

Os refletores, sensores e painéis de LED, são produtos de baixo impacto ambiental, não têm metais pesados, como o mercúrio ou vapor de mercúrio em sua composição – o que torna o descarte mais fácil e não nocivo para a natureza. 


Área externa do WOK Residence

Mais eficiência

Além de ser uma solução mais sustentável, a tecnologia LED transforma mais de 80% da energia consumida em luz. Isso significa um baixo aquecimento do ambiente, mais conforto e pouca utilização de climatizadores de ar. Por durarem mais tempo, as lâmpadas de LED não necessitam de troca e manutenção constante, o que diminui o consumo e o descarte.


Fachada com projeto luminotécnico WOK Residence

A WKoerich sempre investiu em tecnologia nos empreendimentos. No WOK Center, LK Design Hotel e K-Platz, por exemplo, a fachada é um dos destaques com refletores e holofotes que tornam a experiência mais agradável.

Em projetos de arquitetura a iluminação necessita de um planejamento prévio, para isso é importante visualizar e encontrar pontos específicos que precisam de luz – a fachada do empreendimento WOK Residence é exemplo perfeito disso – além de equilibrar diferentes formatos de LED.

A escolha por uma iluminação LED de qualidade transforma o ambiente, promove a sensação de conforto e bem-estar para quem utiliza o local. Nesse projeto luminotécnico  foi utilizado o formato LED spot, resultando em um cenário elegante e convidativo ao relaxamento.


LED no empreendimento K-Platz Residence

Um dos benefícios dessa tecnologia é a sua resistência à água, tornando possível a aplicação em projetos de arquitetura externos, como fachadas, jardins e piscinas.

A iluminação em LED permite combinar diferentes cores e tons de luz, isso é possível com o direcionamento adequado da fonte de luz. O projeto luminotécnico serve para diferenciar os espaços e valorizar cada um deles.

Na área externa do WOK Residence os spots no teto em tons quentes promovem a sensação de aconchego, e harmonizam perfeitamente com a luz fria nas laterais da piscina.


Área externa do WOK Residence


Rooftop com piscina no LK Design Hotel

A utilização do LED é uma excelente solução para conseguir um cenário calmo, aconchegante e que agrega valor ao empreendimento. A WKoerich entende de experiências incríveis e por isso investe nas melhores soluções tecnológicas para visitantes e moradores.

Compartilhe esta publicação