Jardim Botânico de São José cria trilha didática

A W Koerich Imóveis acredita na sinergia das relações, na crença dos mesmos propósitos e na educação como único processo capaz de mudar o mundo. Por isso, acredita que boas ações mereçam ser compartilhadas. Assim, apresenta a edição do dia 21 de Novembro de 2017 do Diário Catarinense, com uma matéria sobre o Jardim Botânico de São José.

"O Jardim Botânico de São José criou uma trilha didática, que conta a história econômica do Brasil através das plantas. São espécies como a cana-de-açúcar, o cacau, o café, a mandioca e, claro, o pau-brasil, árvore que deu nome ao país. O passeio é guiado para que o visitante conheça de pertinho as espécies e ainda possa associá-las aos diferentes períodos da economia brasileira.

Diretor do Jardim Botânico, Sérgio Stähelin explica que, como o local trabalha com educação ambiental, é possível unir outras disciplinas para integrar o roteiro de estudos.

— E como todo o ciclo econômico do Brasil está baseado em plantas, como o ciclo da borracha, do café, nada melhor do que ensinar através delas.

A trilha também possui algumas espécies de madeiras nobres de Santa Catarina. Ipês, jacarandás, imbuias e erva-mate são algumas delas. As madeiras fazem parte da economia catarinense. Em formação desde o início do ano, muitas plantas estão crescendo e outras ainda nem são possíveis de visualizar, como o algodão.

Outro projeto novo do Jardim Botânico é o Jardim Sensorial. No local, as pessoas tem a experiência de tocar, cheirar e visualizar plantas que ajudam a despertar os sentidos. Ela foi desenvolvida principalmente para as pessoas que têm algum tipo de deficiência — visual, auditiva, física ou mental.   

— A intenção é sentir através do toque, cheiro e parte sonora, e despertar os cinco sentidos — comenta o diretor do espaço.

O Jardim Sensorial ainda não foi concluído, mas já está aberto para visitação. Ele terá, ao todo, 45 canteiros com 45 espécies de plantas frutíferas, chás e flores. Também terá uma fonte de água natural e um túnel construído com parreiras."

Quer saber mais?

Acesse o site http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2017/11/jardim-botanico-de-sao-jose-conta-a-historia-do-brasil-atraves-das-plantas-10024829.html

 

Serviço

Jardim Botânico de São José

Rua Arcelino Pereira, depois Rua Cauassú, no bairro Potecas, em São José

 De segunda a sábado, das 9h às 17h

 Gratuito

Grupos precisam agendar a visita pelo telefone (48) 3381-0040. 

Compartilhe esta publicação