Koerich Imóveis integra projeto Mocotó Cor

Depois de 10 meses de estudos, levantamentos, treinamentos e limpeza, o projeto Mocotó Cor teve seu primeiro dia de pintura e voluntariado no Morro do Mocotó no sábado, dia 08 de Novembro, na comunidade que compõe o Maciço do Morro da Cruz. Foram meses de preparação e dedicação do Instituto Vilson Groh, da ACAM – Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescentes do Morro do Mocotó e da Prefeitura de Florianópolis, juntamente com as empresas parceiras, Koerich Imóveis, Tintas Renner e Magia das Cores Tintas para transformar de maneira positiva a realidade dos moradores.

O projeto Mocotó Cor é um sonho antigo da equipe ACAM e está alinhada a um dos princípios da organização: “Ética e estética”. Segundo explica Willian Narzetti, mobilizador de Recursos e Relacionamento Estratégico da Rede, na ACAM e nos demais projetos da Rede IVG há uma preocupação em garantir espaços de qualidade para receber as crianças, jovens e as famílias. “Como a equipe responsável pela ACAM cultivava a vontade de extrapolar o espaço físico da instituição e levar um pouco de beleza ao restante da comunidade, o critério de escolha das casas foi estabelecido para que as crianças que fazem parte da instituição fossem as privilegiadas. Ao todo, são 95 casas que irão receber as tintas”, relatou.

Aproximadamente 100 voluntários se reuniram no sábado para transformar esse desejo em realidade. A Koerich Imóveis movimentou mais de 50 dos seus colaboradores, entre eles pintores, pedreiros, carpinteiros, eletricistas e equipes de escritório. O Diretor Superintende da Koerich Imóveis e Diretor Administrativo do IVG, Walter Silva Koerich que esteve durante todo o trabalho de pintura no morro comentou esse importante momento. “Para a Koerich Imóveis é um grande privilégio fazer parte desse projeto. Só temos que agradecer a Rede IVG por nos deixar fazer parte disso. Acrescentando o conceito do Padre Vilson Groh de que a boniteza rompe com a bruteza, dentro desse conceito que é o Mocotó Cor, a gente vem dar o primeiro passo hoje na tentativa de revitalização de toda uma comunidade”.

Nesse primeiro momento foram pintadas 13 casas e o engajamento da comunidade é muito importante para que o processo tenha sucesso. O trabalho dos voluntários é destinado àquelas famílias onde nas casas existem idosos, mulheres gravidas ou pessoas doentes e que não conseguem fazer o trabalho. Nas demais casas a pintura deve ser feita pelos próprios moradores, que receberam treinamento de pintura, como retirar o mofo e o caruncho, a importância do uso do selador e outras dicas de como fazer a tinta ter uma durabilidade maior e também ganharam todos os matérias: tintas, rolos, extensores, lixas e bandejas.

A primeira etapa do projeto contou ainda com uma equipe da COMCAP que passou a manhã toda limpando e retirando o lixo do morro, além da presença do prefeito em exercício Thiago Silva. A ação continua no dia 29 de Novembro, com mais voluntariado, o projeto Prefeitura nos Bairros e a inauguração de um novo espaço de lazer para as crianças no Morro da Queimada com a instalação de um novo parquinho.

Em conversa com a equipe coordenadora do projeto, Padre Vilson Groh definiu todo o movimento. “Estamos todos imprimindo um exercício de cidadania no Morro do Mocotó e isso irá fortalecer os vínculos e levar afetividade, generosidade e respeito para a comunidade.” e finalizou com um ditado africano "Somos gente simples, fazendo coisas simples, em lugares não importantes que provocam mudanças extraordinárias". 


 

Compartilhe esta publicação