Koerich Imóveis lança Campanha Novembro Azul

O movimento Novembro Azul é uma campanha voltada exclusivamente para os homens com o objetivo de orientar sobre a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de câncer de mama.

E com cerca de 80% dos colaboradores homens, a Koerich Imóveis investe na campanha levando durante o mês de Novembro, palestras com o médico especialista Dr. Carlos Prado Costa. Uma das preocupações da empresa em abordar o tema com os colaboradores era em relação ao preconceito com o exame de toque retal, assim, todas as palestras terão somente participantes homens.

Além das palestras nas obras, separamos para o leitor do Blog Koerich Imóveis uma entrevista com o médico, realizada pelo programa Clube do Champagne e também um lista com os fatores de risco, sintomas e tratamento.

Fatores de Risco

  • Hereditariedade

Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles. Principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença e se esta for descoberta antes dos 60 anos de idade.

  • Idade

Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta exponencialmente após os 50 anos.

  • Hábitos de vida

Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o “fator de crescimento análogo à insulina”, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

  • Sintomas

– A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar;
– Dificuldade de iniciar a passagem da urina;
– de interromper o ato de urinar;
– Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
– Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
– Necessidade premente de urinar imediatamente;
– Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);
– Problemas em conseguir ou manter a ereção;
– Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros);
– Dor durante a passagem da urina;
– Dor quando ejacula;
– Dor nos testículos;
– Dor lombar, dor na bacia ou joelhos;
– Sangramento pela uretra;

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. A ausência dos sintomas não garante que não há problemas. Portanto, realize os exames preventivos para cuidar da saúde.

  • Tratamento

Vigilância ativa
Caso em que o estágio do câncer é observado de perto e o tratamento iniciado somente quando e se necessário. Tem por objetivo evitar o tratamento desnecessário em homens com baixo risco de câncer. O método também detecta cânceres que começam a se tornar mais agressivos e que, portanto, necessitam tratamento.

Cirurgia
Caso em que a próstata é totalmente removida (prostactomia radical). É usada para tratar o câncer que está contido dentro da glândula da próstata.
Braquiterapia
Implantação de sementes radioativas na próstata;
Braquiterapia de alta dosagem
Onde fontes temporárias de radiação são direcionadas diretamente para a próstata.

A Prevenção ainda é o melhor remédio. Procure seu médico e faça os exames regularmente. 

Compartilhe esta publicação